Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia ambiental
  4. Política dos 3R’s

Política dos 3R’s

A produção de lixo é inevitável, porém pode haver uma diminuição através da implantação da política dos 3R’s.

O grande aumento da produção de lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade. A produção de lixo é inevitável durante as atividades humanas, porém pode haver a sua diminuição, esse fato pode ser obtido através da implantação da política dos 3R’s.

A política dos 3R’s é um conjunto de ações sugeridas durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 5° Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, realizado em 1993. Os 3R’s consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo produzido.


Política dos 3R’s

Reduzir – esse é o ato mais importante, a quantidade de lixo gerado deve ser minimizada ao máximo. A redução é obtida através da aquisição de produtos mais resistentes que apresentem maior durabilidade, evitando ao máximo os produtos descartáveis. Algumas ações que contribuem para a redução da produção de lixo são: optar por guardanapos de pano em vez de papel, evitar usar sacolas de plástico, não desperdiçar alimentos, entre tantos outros. Fazer o necessário para reduzir a produção de novos produtos, contribuindo com os recursos naturais.

Reutilizar – consiste no ato de, quando possível, utilizar várias vezes um determinado produto. Devemos priorizar as embalagens retornáveis e não as descartáveis. Com criatividade, novas funções podem ser dadas a objetos que iriam para o lixo, é o caso de latas, que podem ser transformadas em porta-lápis. Revistas, jornais, livros, entre outros materiais de leitura, dever ser doados em escolas e creches. Deve-se pensar nas possíveis utilizações de cada objeto antes de descartá-los.

Reciclar – essa é a última etapa da política dos 3R’s, não sendo possível a reutilização de um objeto, a reciclagem é a melhor providência a ser tomada. Consiste na transformação dos resíduos em novos produtos ou matérias-primas. A coleta seletiva proporcionará a separação de produtos passíveis de reciclagem. Materiais como o alumínio, papel, plástico, vidro, entre outros, devem ser reciclados, contribuindo com os recursos naturais, pois a sua reciclagem evitará que novas matérias-primas sejam extraídas da natureza para a produção de determinados produtos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados