Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Oceania
  5. População da Oceania

População da Oceania

População da Oceania
Aborígenes, população nativa da Austrália

Com cerca de 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes (a Antártida) possui o menor contingente populacional), correspondendo a apenas 0,5% da população mundial. O crescimento demográfico é de 1,3% ao ano e a maioria dos habitantes reside em áreas urbanas: 70%.

Em países como Austrália e Nova Zelândia predominam os habitantes descendentes de europeus, sobretudo de britânicos. A população nativa, representada pelos aborígenes australianos e os maoris neozelandeses, foi praticamente dizimada. Nos outros países, ainda existe um grande número de nativos.

A Oceania é formada por 14 países, que ocupam uma área de 8.526.462 quilômetros quadrados. A densidade demográfica, obtida por meio da divisão da população total pela área, é de aproximadamente 4,3 habitantes por quilômetro quadrado, portanto, o continente é pouco povoado.

Além de ser pouco populosa e pouco povoada, outra característica da Oceania é a diferença no número de habitantes entre os países. A Austrália, por exemplo, abriga mais de 60% da população continental, com 25.511.888 habitantes. Por outro lado, Nauru, nação menos populosa da Oceania, possui apenas 9.976 habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Papua Nova Guiné e Nova Zelândia são outros países populosos do continente, com 6,8 milhões e 4,3 milhões de habitantes, respectivamente. Se somarmos a população dos outros 11 países, teremos um número inferior a 2,3 milhões de habitantes.

Outro contraste detectado na população da Oceania é com relação ao nível de desenvolvimento socioeconômico. Austrália e Nova Zelândia desfrutam de elevado padrão, fato constatado nos altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dessas nações, sendo que a Austrália ocupa o segundo lugar no ranking mundial; e a Nova Zelândia, a terceira posição. Já os outros países, com exceção de Tonga, detêm médio ou baixo IDH.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados