População

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco em Geografia humana
Atualmente, a Terra possui cerca de 6,9 bilhões de habitantes
Atualmente, a Terra possui cerca de 6,9 bilhões de habitantes

Essa subseção sobre População tem por objetivo abordar as características da população mundial, destacando o quantitativo, o crescimento e a distribuição populacional, o controle de natalidade, a expectativa de vida, o envelhecimento populacional, os indicadores sociais, entre outros temas relacionados.

A análise da dinâmica populacional é de fundamental importância para entendermos as transformações no espaço geográfico promovidas pelas relações homem-meio. Um dos elementos essenciais é o crescimento populacional registrado durante os séculos, fato que alterou de forma significativa a natureza.

Até a Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, o contingente populacional era inferior a 1 bilhão. Contudo, a população na Terra aumentou de forma muito rápida e, conforme dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), atingiu a marca de aproximadamente 6,9 bilhões de habitantes.

Além do crescimento vegetativo, também chamado de crescimento natural, outro fator que contribuiu para o aumento populacional foi o desenvolvimento tecnológico, proporcionando avanços na medicina (que prolongaram a expectativa de vida) e a intensificação da produção de alimentos e técnicas de armazenamento e de transporte.

Estimativas apontam que a Terra será habitada por 9 bilhões de pessoas até o ano de 2050, com taxa de crescimento populacional de 0,33% ao ano, bem inferior à taxa atual, que é de 1,2%. Os continentes africano e asiático, além da América Latina, apresentarão as maiores taxas de crescimento; em contrapartida, a Europa poderá ter crescimento vegetativo negativo.

Quer saber mais sobre a população mundial? Então confira os artigos disponibilizados nessa subseção.

Boa leitura!

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Seções de "População"

Artigos de "População"