Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. América
  5. Possessões européias na América do Sul

Possessões européias na América do Sul

Apesar de vivermos em pleno século XXI, ainda existem países que detêm territórios sob seus domínios. Na América do Sul, por exemplo, há possessões européias, são elas: a Guiana Francesa, território localizado no nordeste da América do Sul e as Ilhas Malvinas, situadas no extremo sul do subcontinente, próxima ao território da Argentina.

A Guiana Francesa é um território que pertence ao governo francês, na verdade é um departamento ultramarino da França. Tal fato permite que o território em questão integre a União Européia, sendo inclusive, o único da América do Sul.

A França tem na Guiana Francesa um estratégico centro de pesquisa aeroespacial, o lugar que o abriga é denominado de Korou, nesse local são realizados lançamentos de satélites. Guiana Francesa mantém relações comerciais quase que exclusivamente com a França.

As Ilhas Malvinas são territórios britânicos ultramarinos. O espaço é povoado por pessoas de origem britânica, por isso, preferem ter ligação com a terra natal.

Na visão britânica, o território possui relevância por oferecer condições geográficas estratégicas no Atlântico sul, isso é a justificativa por manter essa região sob seus domínios. Mas isso não convence os argentinos, que há muito tempo indagam essa dominação territorial.

A contestação por parte dos argentinos veio à tona quando, em 1982, as tropas do governo ditatorial da Argentina foram enviadas para a região das Ilhas Malvinas. Essa manobra militar tinha como objetivo invadir o território, e foi o que aconteceu, a intenção da ofensiva militar era de integrar as Ilhas Malvinas ao território da Argentina. A principal justificativa dos argentinos é que o território em disputa se encontra na costa de seu país, portanto, indivisível ao mesmo e que a posse por parte dos britânicos é ilegal.

Logo após a invasão argentina, o governo britânico respondeu imediatamente, foi enviada para a região uma frota naval de grande poderio militar, que em pouco tempo de combate derrotou e expulsou as tropas argentinas. Mesmo assim os argentinos não esquecem esse fato e guardam ressentimentos quanto a isso. Atualmente, no subcontinente sul-americano existem 12 países independentes e duas possessões territoriais européias: Guiana Francesa e Ilhas Malvinas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados