Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Povoamento da Antártida

Povoamento da Antártida

A Antártida é considerada um continente, de todos os outros existentes esse foi o último a ser ocupado e explorado pelos colonizadores europeus.
As expedições nesse continente ocorreram somente no século XVIII, quando o inglês James Cook, entre os anos 1768 e 1771, navegou ao redor do mesmo, enquanto que o norte-americano Nathaniel Palmer entrou no continente e manteve um maior contato continental.

Esse foi apenas o início, pois pouco depois foram enviadas novas expedições ao continente. A partir do século XIX houve uma intensa luta para definir os domínios do lugar, uma vez que havia importantes jazidas de minérios tais como cobre, urânio, platina, carvão, manganês, prata, gás natural entre outros.

Muito tempo depois, em 1959, foi assinado o Tratado da Antártida, por meio desse processo foi possível a implantação de normas acerca da ocupação e exploração, para que dessa forma nenhum país tivesse privilégios ou vantagens sobre o espaço em questão, o tratado entrou em vigor somente em 1961.

A consolidação do tratado foi estipulada com a participação de países como Estados Unidos, União Soviética, Noruega, Nova Zelândia, Argentina, Austrália, África do Sul, Japão, Reino Unido, China, Chile e Bélgica, logo mais ingressaram mais de 25 nações, entre elas o Brasil.

Ficou definido no tratado que as nações se comprometeriam a usufruir a área com fins harmônicos para o bem comum de todos, com finalidade de pesquisas científicas. Assim, muitos países possuem bases de pesquisas no continente.

Para o conhecimento desse continente foi necessário uma grande quantidade de pesquisas, os países que mais contribuíram para tais realizações foram os suecos, noruegueses e australianos.
Mapa da Antártida.
Mapa da Antártida.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados