Pradarias

Pradaria é um tipo de cobertura vegetal que se estabelece em planícies, é encontrado nas áreas centrais dos Estados Unidos, Canadá, sul do Brasil, Argentina e Uruguai, nos países da América do Sul essa vegetação recebe o nome de pampa.

A formação vegetal em questão figura como uma extensa pastagem natural, condição propícia para a criação de animais, como bovinos, caprinos, ovinos e equinos.

Áreas cobertas por pradarias possuem solos repletos de húmus, favorecendo o cultivo agrícola, especialmente para o plantio de cereais. Em quase todos os continentes há esse tipo de vegetação, principalmente na América do Norte.

As pradarias podem, em alguns casos, ser encontradas nas proximidades de desertos, podendo ocorrer em climas tropicais (pradarias tropicais) e climas temperados (pradarias temperadas).

A vegetação do tipo pradaria é constituída de gramíneas (de 10 cm a 50 cm), desse modo, não há presença de árvores; abriga distintos animais, principalmente roedores, carnívoros e aves de rapina, répteis e insetos.
Regiões cobertas por essa formação vegetal são essencialmente vulneráveis ao processo de desertificação.
Cobertura vegetal de pradarias.
Cobertura vegetal de pradarias.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados