Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Proclamação da República do Nepal

Proclamação da República do Nepal

Na madrugada do dia 29 de maio de 2008 houve uma grande comemoração na qual reuniu uma imensa quantidade de pessoas, motivada pelo fim do sistema monárquico que perdurou por longos 240 anos no Nepal.

O processo de proclamação da República do Nepal promove uma modificação na estrutura social do país, uma vez que deixam a condição de súditos para se tornarem cidadãos, assim poderão participar das decisões políticas.

A abolição da monarquia no Nepal representa um marco na cultura hindu, pois se trata do último do mundo com esse sistema de governo.

Para selar o fim do sistema monárquico foi retirada do palácio de Katmandu a bandeira real da dinastia dos Shah, e logo foi instalada outra nas dependências do palácio.

A aprovação desse processo foi concedida no dia 28 de maio por meio da assembléia constitucional do Nepal, a decisão foi publicada pelo seu maior representante, Kul Bahadur Gurung. O órgão responsável por esse processo é constituído por 601 membros, desses 560 votaram para a consolidação da proclamação e 4 contra.

Os republicanos de ideais maoísta lutaram por mais de uma década contra o rei Gyanendra que não tinha a aprovação popular, o grupo em questão ocupava grande parte dos componentes da assembléia constitucional.

O rei, a partir da abolição da monarquia, terá que deixar o palácio que se tornará museu, o monarca terá um prazo de 15 dias para se retirar, além disso, todos os direitos privilegiados que eram designados à família real foram extintos a partir do dia 29 de maio.

Segundo fontes da imprensa que cobrem as notícias sobre a família real, o rei Gyanendra, que pretende sair na sexta-feira (30/05), nada declarou acerca dos números da votação. Provavelmente no dia 30 haverá festividades em decorrência do grande fato histórico.

O exército que dava respaldo à família real se comprometeu a não intervir na decisão da assembléia constituinte do país.
Integrantes da assembléia constituinte do Nepal.
Integrantes da assembléia constituinte do Nepal.
Publicado por: Eliene

Assuntos Relacionados