Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Quais são as maiores estrelas do universo?

Quais são as maiores estrelas do universo?

“As maiores estrelas do universo conhecido enquadram-se na categoria das raras estrelas “hipergigantes”.”

Não é possível precisar exatamente a maior estrela que existe no universo, uma vez que conhecemos apenas uma pequena parte dele. Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma.

A VY Cma é classificada na categoria de “estrelas hipergigantes”, que são consideradas muito raras pelos astrônomos. Ela possui um comprimento de três bilhões de km, o equivalente a nove vezes a distância entre a Terra e o Sol, sendo 2100 vezes maior que o próprio Sol.

Em segundo lugar, atualmente, encontra-se a estrela WOH G64. Seu tamanho é de mais de 2,5 bilhões de km, cerca de 2000 vezes maior do que o Sol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em terceiro lugar está a VV Cephei A, que possui um diâmetro com tamanho entre 1600 e 1900 vezes maior do que o sol. Ela forma um sistema solar binário com a VV Cephei B, de tamanho bem inferior a ela e de coloração azul.

Essas estrelas classificadas como hipergigantes costumam apresentar uma cor avermelhada, o que indica que já estejam em uma fase terminal. A VY Cma, por exemplo, já está morrendo e vem despejando parte de sua massa em uma galáxia vizinha a ela.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
O sol possui dimensões miscrocópicas em comparação às grandes estrelas do universo
O sol possui dimensões miscrocópicas em comparação às grandes estrelas do universo

Assuntos Relacionados