Quênia

Localizado no continente africano, mais precisamente na região conhecida como África Subsaariana, o Quênia limita-se a nordeste com a Somália, ao norte com a Etiópia, a noroeste com o Sudão, a oeste com Uganda e ao sul com a Tanzânia, além de ser banhado a sudeste pelo Oceano Índico.

O território nacional é “cortado” pela linha do Equador, fazendo com que a porção sul pertença ao Hemisfério Meridional e a porção norte, ao Hemisfério Setentrional. Os climas predominantes são o equatorial (no litoral) e o equatorial de altitude (no interior). O país abriga belas paisagens naturais, com destaque para as praias, savanas, florestas, desertos, planaltos elevados e o monte Quênia, cuja altitude é de aproximadamente 5,2 mil metros.

Todos esses elementos naturais atraem milhares de turistas, contribuindo de forma significativa para a economia queniana. Outra importante fonte de receitas financeiras é a agricultura, responsável por empregar mais de 70% da força de trabalho local. Os principais cultivos são de café e milho. O setor industrial baseia-se nos segmentos alimentício, químico, petroquímico, entre outros. O país também possui reservas de rubi, safira e ouro.

A população do Quênia é formada por cerca de 40,8 milhões de habitantes, sendo que apenas 22% residem em áreas urbanas. O país apresenta uma grande diversidade étnica-cultural, visto que existem mais de 70 grupos étnicos em seu território. A maioria dos habitantes vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia. Outro aspecto social negativo é a alta taxa de mortalidade infantil: 60 para cada mil nascidos vivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bandeira do Quênia
Bandeira do Quênia

Dados do Quênia:

Localização: África.

Área: 580.367 km².

Capital: Nairóbi.

Idiomas: Suaíle (oficial), inglês, quicuio, luo.

Religiões: Cristianismo 81,8% (protestantes 29,3%, católicos 22,5%, independentes 16,1%, anglicanos 10,4%, outros 3,5%), crenças tradicionais 9,3%, islamismo 7%, outras 1,9%.

População: 40.862.900 habitantes.

Densidade demográfica: 70,4 hab./km².

População residente em área urbana: 22%.

População residente em área rural: 78%.

Esperança de vida ao nascer: 55,6 anos.

Taxa de mortalidade infantil: 60 óbitos para cada mil nascidos vivos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,470 (baixo).

Governo: República presidencialista.

Moeda: Xelim.

Produto Interno Bruto (PIB): 30,2 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Localização do Quênia no mapa da África
Localização do Quênia no mapa da África
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados