Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Geopolítica
  5. Recente tensão entre Rússia e Geórgia

Recente tensão entre Rússia e Geórgia

Um ponto culminante para a eclosão do foco de tensão entre Rússia e Geórgia foi desencadeado pelo interesse dos países citados em anexar o território da República de Ossétia do Sul aos seus domínios.

Em 20 de setembro de 1990, surgiu a República da Ossétia do Sul. Apesar de estar dentro do território da Geórgia, alcançou sua autonomia. No entanto, os líderes da Geórgia não aceitaram o fato, declarando ser inconstitucional.

A partir da autonomia da República da Ossétia do Sul houve o surgimento de um foco de tensão, uma vez que a Geórgia não desistiu de reintegrar a região, a Rússia, por sua vez, apóia a decisão da Ossétia do Sul em continuar independente.

No dia 08 de agosto, as tropas da Geórgia realizaram uma ofensiva apoderando-se da Ossétia do Sul. Segundo o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashuili, a Rússia executou bombardeios em seu território, figurando como uma invasão que fere a soberania nacional.

O principal motivo que envolve a Rússia nessa questão é que a Ossétia do Sul pretende ser anexada ao território russo para se juntar ao restante de sua etnia que se encontra na Ossétia do Norte, localizada em território russo, indo totalmente contra os interesses da Geórgia.

O presidente da Geórgia afirmou que a Rússia enviou veículos militares para a Geórgia e a Ossétia do Sul com a finalidade de impedir a entrada das forças militares georgianas.

Esses fatos levam a crer que essa divergência geopolítica pode conduzir a uma guerra, tendo em vista que já ocorreram confrontos armados com vítimas.

Segundo o dirigente da república, Eduard Kokoiti, a Geórgia tem objetivos de realizar uma limpeza étnica na Ossétia do Sul, sendo que esse último ataque figura o terceiro genocídio promovido pelas forças militares georgianas.

Esse conflito está alicerçado na troca de acusações entre Rússia e Geórgia, o primeiro afirma que a Geórgia destruiu uma cidade na Ossétia do Sul através de ataques aéreos. O segundo acusa a Rússia de atacar sua base e se defende afirmando às autoridades internacionais que está sendo vítima das forças armadas russas.

De forma genérica, esse é mais um problema geopolítico desenvolvido no leste europeu que parece estar longe de terminar, especialmente nas antigas repúblicas soviéticas, quase sempre motivadas pela intolerância étnica, cultural e religiosa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Região do conflito entre Rússia e Geórgia.
Região do conflito entre Rússia e Geórgia.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados