Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil
  4. Região Hidrográfica do Parnaíba

Região Hidrográfica do Parnaíba

Região Hidrográfica é uma porção do território formada por uma bacia hidrográfica ou por um grupo de bacias com características físicas semelhantes. A Região Hidrográfica do Parnaíba é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, classificadas pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Essa região hidrográfica possui extensão territorial de aproximadamente 334 mil quilômetros quadrados, ocupando áreas dos estados do Piauí (99%), Maranhão (19%) e do Ceará (10%). A vazão média corresponde a apenas 0,5% do total do país e há uma diferença com relação à disponibilidade de água na região, porém é importante destacar que existem aquíferos com grande potencial hídrico.

Entre os rios que integram a Região Hidrográfica do Parnaíba estão o Balsas, Poti, Portinho, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Longá, Canindé, Piauí e o Parnaíba, principal rio dessa região.

O Rio Parnaíba, conhecido carinhosamente como “Velho Monge”, percorre pouco mais de 1,4 mil quilômetros até atingir sua foz, no Oceano Atlântico. Durante seu trajeto natural ele é responsável pela divisa entre os estados do Maranhão e Piauí. Uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no Parnaíba é a piscicultura (criação de peixes).

Cerca de 3,6 milhões de pessoas residem nessa área, e muitas delas são abastecidas por esses rios. Os rios também fornecem água para a realização de atividades agrícolas e industriais. No entanto, está havendo a poluição dos corpos-d’água pelo lançamento de efluentes industriais sem o devido tratamento e pelo intenso uso de agrotóxicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Localização  da Região Hidrográfica do Parnaíba
Localização da Região Hidrográfica do Parnaíba

Assuntos Relacionados