Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Rochas Metamórficas

Rochas Metamórficas

As rochas metamórficas resultam da transformação de outras rochas através da submissão dessas a condições específicas de temperatura e pressão.

Mármore, rocha metamórfica formada a partir da transformação do calcário
Mármore, rocha metamórfica formada a partir da transformação do calcário

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo. Tal fenômeno costuma ocorrer, principalmente, nas camadas medianas e profundas da crosta terrestre ou em regiões vulcânicas.

As modificações nas rochas que dão origem às formações metamórficas ocorrem tanto no aspecto mineralógico, com a formação de novos tipos de minerais, quanto no aspecto textural, com alterações nos tipos de cristalização, alinhamento e outros.

É importante lembrar que, durante o metamorfismo, há apenas a diferença da temperatura e da pressão original da rocha, não havendo a fusão, ou seja, o aquecimento dela e a sua transformação em magma. Caso isso ocorresse, a nova rocha originada nesse processo não seria metamórfica, e sim ígnea.

Esse tipo de rocha recebe nomes diferentes dependendo de sua procedência. Quando elas se originam a partir de rochas sedimentares, são chamadas de parametamórficas; quando são oriundas de rochas ígneas, são chamadas de ortometamórficas. Além desses dois tipos, existem também aquelas originadas de outras rochas metamórficas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As rochas metamórficas podem resguardar algumas características de suas rochas formadoras (chamadas de protólitos), incluindo a base de alguns minerais, a sua estruturação e composição química. Portanto, pode-se dizer que o tipo de protólito é determinante para as características das rochas metamórficas.

Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar). Essas rochas citadas são muito importantes economicamente, sendo amplamente utilizadas na construção civil e na fabricação de objetos.

Telhado feito de ardósia
Telhado feito de ardósia

Assuntos Relacionados