Romênia

Bucareste, capital da Romênia
Bucareste, capital da Romênia

Localizada na porção sudeste do continente europeu, mais precisamente nos Bálcãs, a Romênia, cujo nome significa “terra dos romanos”, limita-se ao norte com a Ucrânia, a noroeste com a Hungria, a nordeste com a Moldávia, ao sul com a Bulgária, a oeste com a Sérvia, além de ser banhada a oeste pelo Mar Negro.

O território romeno possui extensão de 237,5 mil quilômetros quadrados. O país é atravessado pelos Montes Cárpatos, com picos que atingem mais de 2.500 metros de altitude, proporcionando uma bela paisagem. Presente em 11 países da Europa, o Rio Danúbio desemboca no litoral da Romênia, em um grande delta do Mar Negro.

A população da Romênia é composta por cerca de 21,1 milhões de habitantes, sendo que a maioria reside em áreas urbanas: 57,5%. O idioma oficial é o romeno, uma língua de origem neolatina – esse é o único país do Leste Europeu de língua neolatina, consequência do domínio romano exercido na região.

Conforme relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Romênia possui alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,767, ocupando o 50° lugar no ranking mundial, composto por 169 nações. Entre os bons indicadores sociais está o baixo índice de analfabetismo (2,4%). Além disso, a taxa de mortalidade infantil está em declínio e, atualmente, é de 14 para cada mil nascidos vivos. Um dos grandes problemas é o preconceito contra os ciganos e a população húngara.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A economia da Romênia, após décadas sob o regime comunista, está se modernizando. Os principais segmentos do setor industrial são o têxtil, o mecânico e o químico. O país também possui grande potencial hidrelétrico e reservas minerais. Plataformas petrolíferas foram instaladas no Mar Negro. Outro destaque da economia nacional é o turismo, impulsionado pelo valor histórico do país e pela beleza e variedade cultural de Bucareste, capital romena.

Bandeira da Romênia
Bandeira da Romênia

Dados da Romênia:

Localização: Europa.

Área: 237.500 km².

Capital: Bucareste. 

Idiomas: Romeno (oficial), húngaro, alemão.

População: 21.190.154 habitantes.

Densidade demográfica: 89,2 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: - 0,4%.

População residente em área urbana: 57,5%.

População residente em área rural: 42,5%.

Religiões: Cristianismo 98,5% (ortodoxos 91,3%, protestantes 7,2%), agnosticismo e ateísmo 1%, outras 0,5%.

Esperança de vida ao nascer: 73,2 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,767 (alto).

Governo: República com forma mista de governo.

Moeda: Leu romeno.

Produto Interno Bruto (PIB): 161,1 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados