Rondônia
Localização de Rondônia no mapa do Brasil

Localizada na Região Norte, Rondônia faz fronteira com os estados do Amazonas (ao norte), Mato Grosso (a leste), uma pequena faixa com o Acre (a oeste), além do país boliviano (a oeste). O território estadual possui dois terços cobertos pela floresta Amazônica.

Sua extensão territorial é de 237.590,864 quilômetros quadrados possui 52 municípios. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Rondônia totaliza 1.562.409 habitantes, sendo o 3° estado mais populoso da Região Norte, tornando-se inferior apenas aos estados do Amazonas (3.483.985 habitantes) e do Pará (7.581.051 habitantes). O crescimento demográfico é de 1,2% ao ano; a densidade demográfica é de 6,5 hab./km².

O relevo é caracterizado por planície a oeste, depressões e pequenos planaltos a norte, planalto a sudeste. O ponto mais elevado é a serra dos Pacaás, com 1.126 metros de altitude.

A vegetação é composta por floresta Amazônica (na maior parte) e cerrado a oeste. O clima predominante é o equatorial, com chuvas abundantes e temperatura média anual de 26 °C, podendo as máximas atingirem 33 °C e as mínimas,18 °C.
Principais rios: Guaporé, Jaci-Paraná, Ji-Paraná, Madeira, Mamoré.


Bandeira de Rondônia

Significado da Bandeira: o verde simboliza as matas; o amarelo, as riquezas minerais; o azul, o céu; e o branco, a paz. A estrela representa o estado de Rondônia.

Porto Velho, capital de Rondônia, é a maior e mais populosa cidade do estado. Sua população é de 428.527 habitantes. Outros municípios populosos de Rondônia são: Ji-Paraná (116.610), Ariquemes (90.353), Cacoal (78.574), Vilhena (76.202), Jaru (52.005), Rolim de Moura (50.648).

Na economia, o estado de Rondônia destaca-se por ser o segundo maior produtor de cassiterita do país. A maior parte do minério é extraída do garimpo de Bom Futuro, em Ariquemes.
O setor industrial é composto por empresas de produção de alimentos, bebidas, mineração e metalurgia.
A construção do porto Graneleiro em Porto Velho, em 1995, e a abertura da hidrovia no rio Madeira, em 1997, proporcionaram maior facilidade no escoamento da produção de Rondônia. Com aproximadamente 1,1 mil quilômetros, a hidrovia liga a capital ao porto de Itacoatiara, próximo a Manaus, no Amazonas.

A agricultura tem como principais produtos, o cacau, café, arroz, feijão e milho. Outra atividade de extrema importância para a economia estadual é a madeireira, responsável por 80% das exportações de Rondônia.

O estado possui grande potencial turístico, no entanto, não é explorado de forma significativa. Com 1,7 quilômetros de extensão, o rio Madeira, o maior afluente da margem direita do rio Amazonas, corta Porto Velho. Os turistas podem navegar no meio da floresta Amazônica, admirando sua beleza natural.

Em Rondônia a taxa de mortalidade infantil é de 22,4 a cada mil nascidos vivos. Cerca de 60% dos domicílios não têm água encanada, mais de 50% não possuem sistema de esgoto e 40% não contam com coleta de lixo. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estadual é de 0,756, ocupa o 14° lugar no ranking nacional.

Assuntos Relacionados