São Paulo

Localizado na Região Sudeste, o território de São Paulo limita-se com os estados do Mato Grosso do Sul (a oeste), Paraná (ao sul), Rio de Janeiro (a leste) e Minas Gerais (ao norte), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (a sudeste). É o estado de grande destaque do Brasil, possui a maior concentração populacional, o maior parque industrial e a maior produção econômica do país. Abriga aproximadamente três milhões de imigrantes de outros países (italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, libaneses, sírios, etc.), além de vários do território nacional.

O estado de São Paulo possui 248.196,960 quilômetros quadrados, o que corresponde a 2,92% do território nacional. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estadual é de 41.262.199 habitantes, distribuídos em 645 municípios. O crescimento demográfico é de 1,1% ao ano e a densidade demográfica é de aproximadamente 166,2 habitantes por quilômetro quadrado.

O relevo é caracterizado por planície litorânea estreita, limitada pela serra do Mar, planaltos e depressões no restante do território. O ponto mais elevado é a pedra da Mina, na serra da Mantiqueira, com 2.797 metros acima do nível do mar. A vegetação é composta por mangues no litoral, mata Atlântica e floresta tropical nas demais áreas do território. O clima é tropical atlântico no litoral e tropical de altitude no interior.
Os principais rios são: Grande, Mogi-Guaçu, Paraíba do Sul, Paraná, Paranapanema, Pardo, do Peixe, Piracicaba, Ribeira de Iguape, Tietê, Turvo.


Bandeira do estado de São Paulo

Significado da bandeira: as faixas brancas e pretas representam os habitantes paulistas brancos e negros. O vermelho do retângulo simboliza os índios. As estrelas retratam o Cruzeiro do Sul.

São Paulo, capital do estado, é a cidade mais populosa do Brasil, atualmente possui 11.253.503 habitantes, sendo considerada uma cidade global. A Região Metropolitana está entre as mais populosas do mundo. Das cidades brasileiras, São Paulo é a que possui o maior número de museus, teatros, casas de espetáculo e cinemas. É também a capital brasileira do turismo de negócios, concentrando 70% do movimento nacional. Anualmente, a cidade recebe cerca de 10 milhões de visitantes em suas feiras, congressos e exposições, o que movimenta mais de 5 bilhões de reais e gera cerca de 400 mil postos de trabalhos, diretos e indiretos.

Outros municípios populosos do estado são: Guarulhos (1.221.979), Campinas (1.080.113), São Bernardo do Campo (765.463), Santo André (676.407), São José dos Campos (629.921), Ribeirão Preto (604.682), Sorocaba (586.625), Santos (419.400).

O estado de São Paulo é de fundamental importância para a economia nacional, sendo responsável por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, destaca-se, principalmente, por seu parque industrial.

As maiores empresas são as de metal-mecânica, automóveis, química, alimentos, eletroeletrônica, informática e aeronáutica.
Além do desenvolvimento industrial na região metropolitana de São Paulo, o interior do estado apresenta áreas industrializadas, como por exemplo, Campinas, que possui empresas de informática, telecomunicações e petroquímica, além de centros de pesquisas e universidades de grande credibilidade. Outro grande polo industrial fica no Vale do Paraíba. A indústria é bem diversificada, produzindo desde itens de higiene até carros e aviões.

A agropecuária paulista, que ocupa 70% do estado é diversificada, possui bom padrão tecnológico e detém a liderança no cultivo de cana-de-açúcar e laranja, além de ser um dos maiores produtores de grãos, café, leite, aves e ovos.

Mais rica das unidades federativas, São Paulo também figura entre os estados com alto Índice de Desenvolvimento Humano, seu IDH é de 0,833, sendo o terceiro melhor entre os estados do Brasil, superado apenas por Santa Catarina e pelo Distrito Federal.
No entanto, a violência é um dos maiores destaques negativos do estado. A capital paulista está entre as cinco com as mais altas taxas de homicídio por 100 mil habitantes do Brasil. O estado tem também o maior número de presos: mais de 100 mil. Outros problemas que geram transtornos para os paulistas, principalmente para os paulistanos, é o trânsito, déficit de hospitais, escolas, coleta de lixo e habitação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Localização de São Paulo no mapa do Brasil
Localização de São Paulo no mapa do Brasil
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados