Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Serra Leoa

Serra Leoa

Localizada na porção oeste do continente africano e banhada a oeste pelo Oceano Atlântico, Serra Leoa limita-se a sudeste com a Libéria e ao norte e a leste com a Guiné. O país possui extensão territorial de aproximadamente 71,7 mil quilômetros quadrados, apresentando montanhas nas regiões norte e leste do território.

A população nacional é composta por cerca de 5,8 milhões de habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 81,3 habitantes por quilômetro quadrado. A maioria reside em áreas rurais (61,6%); apenas 38,4% mora em áreas urbanas. Freetown, capital de Serra Leoa, é a cidade mais populosa, com 901 mil habitantes.

Durante a década de 1990, foi deflagrada uma guerra civil em Serra Leoa. Vários golpes de poder foram realizados, e a situação se tornou mais crítica com os confrontos entre as tropas do governo e a Frente Revolucionária Unida (RUF). As armas eram obtidas por meio de traficantes de armas, que recebiam como forma de pagamento os diamantes extraídos do solo do país. Somente em 2001 foi selado um acordo de paz. O saldo dessa guerra foi a morte de mais de 50 mil civis e a destruição da infraestrutura nacional.

Esses anos de guerra intensificaram os problemas socioeconômicos em Serra Leoa. A maioria dos habitantes vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia. A nação registra uma das maiores taxas de mortalidade infantil do mundo, com 102 óbitos a cada cem mil nascidos vivos. A esperança de vida é de apenas 48 anos e o analfabetismo atinge 62% da população.

Todos esses indicadores interferem negativamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. De acordo com dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH de Serra Leoa é de 0,317, ocupando o 158° lugar no ranking mundial, composto por 169 nações.

A economia também tenta se recuperar dos anos de guerra. Uma das principais fontes de receitas financeiras são os diamantes, extraídos das montanhas do país. Também há reservas de bauxita e ouro. A agricultura, responsável por empregar boa parte da população, baseia-se nos cultivos de café, cacau, mandioca, arroz, etc. O setor industrial, pouco diversificado, atua nos segmentos alimentício e têxtil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bandeira de Serra Leoa
Bandeira de Serra Leoa

Dados de Serra Leoa:

Localização: África.

Área: 71.740 km².

Capital: Freetown.

Idiomas: Inglês (oficial), crioulo, mende, limba, temne.

Religiões: Islamismo 46,4%, crenças tradicionais 39,4%, cristianismo 12,7% (protestantes 5,2%, católicos 3,9%, outros 3,6%), outras 1,5%.

População: 5.835.664 habitantes.

Densidade demográfica: 81,3 hab./km².

População residente em área urbana: 38,4%.

População residente em área rural: 61,6%.

Esperança de vida ao nascer: 48,2 anos.

Taxa de mortalidade infantil: 102 óbitos para cada mil nascidos vivos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,317 (baixo).

Governo: República presidencialista.

Moeda: Leone.

Produto Interno Bruto (PIB): 1,9 bilhão de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Serra Leoa abriga grandes reservas de diamantes
Serra Leoa abriga grandes reservas de diamantes
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados