Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Surgimento da Terra e Sistema Solar

Surgimento da Terra e Sistema Solar

Segundo uma parcela da classe científica os planetas e os astros teriam sido formados a partir de fragmentos de poeira oriundas do sol há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

O sol é uma estrela composta por um conjunto de gases e minerais e/ou elementos sólidos (gelo, ferro entre outros), no primeiro momento o sol possuía um aspecto nebuloso e apresentava características de um disco chato que girava.

No decorrer de toda evolução da estrela houve um momento em que a parte nebulosa iniciou um processo de desmembramento de diversos anéis, que deu origem a uma variedade de aglomerações. Uma parcela dessas aglomerações se agrupou em partículas sólidas, por meio desse processo teve início a formação de alguns planetas do Sistema Solar como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Outras aglomerações se compactaram em partes maiores de gases, dessa forma derivou os planetas de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. No caso de Plutão o processo não equivale aos planetas citados, pois se supõe que esse planeta teria sido um satélite de Netuno que adquiriu sua própria órbita.

O Sistema Solar corresponde a um conjunto de planetas e astros que gira em torno do Sol. Os planetas que compõe o sistema solar são ordenados segundo a distância que cada um está em relação ao Sol, desse modo a seqüência se estabelece da seguinte forma, a partir do mais próximo para o mais distante: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Além de planetas, giram em torno do sol asteróides, cometas e satélites naturais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O Sistema Solar.
O Sistema Solar.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados