Suriname

Bandeira do Suriname.
Bandeira do Suriname.

República do Suriname ou simplesmente Suriname é um país sul-americano, localizado no nordeste do subcontinente (América do Sul). O seu território se encontra no hemisfério norte, na zona intertropical do planeta do ocidente. O litoral do Suriname é banhado pelo oceano Atlântico e sua área litorânea é constituída por pântanos. Na medida em que se afasta do litoral, a configuração da paisagem vai se modificando. O interior do país abrange vegetações do tipo cerrado e também florestas tropicais.

A população nacional é constituída a partir da mistura entre descendentes de indianos, europeus e africanos. Em decorrência da diversidade étnica do país, não há religião predominante. São praticados o hinduismo ( 27%), o islamismo ( 20%) e o cristianismo (catolicismo 22% e protestantismo 25%).

Suriname possui um território que ocupa uma área de 163.821 km2, onde vivem cerca de 500 mil habitantes. Essa população é dirigida por um governo do tipo república parlamentarista. Sua independência em relação aos países baixos foi alcançada somente em 25 de novembro de 1975. O país apresenta um IDH médio (0,646) e a moeda corrente é o dólar do Suriname.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados