Tanzânia

A Tanzânia é um país da África que está localizado na costa leste do continente, sendo banhado pelo Oceano Índico e limitando-se ao norte com o Quênia, a noroeste com Ruanda, Uganda e Burundi, a oeste com a República Democrática do Congo (através do lago Tanganica), a sudoeste com a Zâmbia e ao sul com Malauí e Moçambique.

O país possui extensão territorial de aproximadamente 945 mil quilômetros quadrados, abrigando os três maiores lagos da África: Vitória, Tanganica e Malauí. Outros grandes destaques naturais da Tanzânia são os parques naturais com diversos animais e o monte Kilimanjaro, cujo pico atinge 5.895 metros de altitude, considerado o ponto mais elevado do continente africano.

A população, composta por cerca de 45 milhões de pessoas, apresenta grande diversidade étnica, com várias religiões, danças e outras manifestações culturais. Porém, esses habitantes enfrentam diversos problemas socioeconômicos, tais como baixa expectativa de vida, altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo, subnutrição, entre outros.

Esses dados influenciam negativamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Tanzânia, que, conforme relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é muito baixo, com média de 0,398, ocupando o 148° lugar no ranking mundial, composto por 169 países.

A economia nacional está entre as que mais crescem no continente africano, contudo, ainda é pouco diversificada. A agricultura, sobretudo a de subsistência, continua sendo a principal fonte de captação de mão de obra e de receitas financeiras, com destaque para os cultivos de café, algodão e castanha de caju. O setor industrial atua nos segmentos alimentício, têxtil, fertilizantes, etc. Outra importante atividade financeira é a mineração: ouro e diamante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bandeira da Tanzânia
Bandeira da Tanzânia

Dados da Tanzânia:

Localização: África.

Área: 945.087 km².

Capital: Dodoma.

Idiomas: Kiswahili e inglês (oficiais).

População: 45.039.573 habitantes.

Densidade demográfica: 47,6 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 2,8%.

População residente em área urbana: 26,4%.

População residente em área rural: 73,6%.

Religiões: Cristianismo 53,2% (católicos 28%, protestantes 18,6%, outros 6,6%), islamismo 31,6%, crenças tradicionais 13,4%, outras 1,4%, agnosticismo e ateísmo 0,4%.

Esperança de vida ao nascer: 57 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,398 (baixo).

Governo: República presidencialista.

Moeda: Xelim tanzaniano.

Produto Interno Bruto (PIB): 21,6 bilhões de dólares.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Monte Kilimanjaro: o ponto mais elevado da África
Monte Kilimanjaro: o ponto mais elevado da África
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados