Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Terra, o planeta da vida

Terra, o planeta da vida

Existem vários planetas no sistema solar, no entanto, nenhum tem uma localização como a do planeta Terra. Nosso planeta encontra-se em uma condição privilegiada, pois está situado em uma distância em relação ao sol que não impede o surgimento de elementos indispensáveis à sustentação da vida, isso quer dizer que não está muito perto, fato que elevaria as temperaturas, e nem muito longe, quando as mesmas seriam muito baixas, dificultando o desenvolvimento de vidas.

Esse fator foi determinante para a formação de água em estado líquido no planeta Terra, uma vez que é o único com tal recurso no sistema solar.

O maior enigma de nosso planeta é o seu interior, que foi pouco pesquisado, no entanto, não é totalmente desconhecido, o homem através de tecnologias, como a utilização de ondas sísmicas e campos magnéticos, monitora a parte interior da Terra. Após a sondagem de seu interior, derivada de instrumentos científicos, cientistas verificaram que o planeta possui três camadas: a crosta, com maior destaque, o manto e o núcleo, o último é o mais misterioso, uma vez que sua profundidade impede que ocorra um estudo mais detalhado, pois possui temperaturas elevadíssimas.

A Terra não é estática, pelo contrário, é dinâmica e está em constante movimentação, a prova disso é o afastamento que acontece entre a América do Sul e África, que a cada ano se distancia em aproximadamente 4 centímetros.
O seu interior é repleto de energia, quando há uma concentração elas podem atingir a superfície terrestre, podemos percebê-las através de fenômenos naturais como o vulcanismo e tectonismo, esse deriva os terremotos ou abalos sísmicos, além de contribuir para a formação de ilhas, cadeias de montanhas e formação de minérios indispensáveis ao homem em suas atividades.

Apesar de o planeta Terra transmitir uma idéia de solidez, ele é constituído de muita energia e compostos nem sempre solidificados, como é o caso do magma onde estão situadas as placas litosféricas e que favorece a sua movimentação.
Terra, lugar onde abriga vida.
Terra, lugar onde abriga vida.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados