Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Geografia Econômica Tipos de Indústrias Conforme o Nível Tecnológico

Tipos de Indústrias Conforme o Nível Tecnológico

Desde o surgimento das indústrias ocorre, nos modos de produção, um processo de desenvolvimento objetivando alcançar maior eficiência. Essa dinâmica é necessária para a maximização da atividade econômica capitalista, com investimentos em pesquisas para aumentar a produtividade e reduzir os custos durante a produção, de forma que o lucro gerado possa ser o maior possível.

Após as Revoluções Industriais, que inseriram novas tecnologias nos modos de produção, a atividade industrial pôde ser classificada conforme três vertentes de acordo com seu aparato tecnológico: indústrias tradicionais; indústrias modernas; indústrias de tecnologia de ponta.


Metalúrgica

Indústrias tradicionais – utilizam pouca tecnologia e muita mão de obra, são pouco automatizadas, e suas máquinas são pesadas. Necessitam de muitas matérias-primas e fontes de energia no processo produtivo. Não exigem mão de obra qualificada para exercer a maior parte da produção. São exemplos de indústrias tradicionais as têxteis, de vestuário, calçados, metalúrgicas e siderúrgicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Montadora de Automóveis

Indústrias modernas – dotadas de recursos tecnológicos mais avançados e por um nível de automação maior que o das indústrias tradicionais, consequentemente há redução de mão de obra em relação às indústrias tradicionais. Exigem mão de obra com qualificação na maior parte do processo produtivo. Como exemplos de indústrias modernas estão: as petroquímicas, as fábricas de papel e de celulose e as montadoras de automóveis.


Biotecnologia

Indústrias de tecnologia de ponta – fruto da revolução tecno-científico-informacional, as indústrias de ponta utilizam recursos tecnológicos altamente sofisticados, estão em constante processo de inovação, com altos investimentos financeiros para o desenvolvimento de pesquisas. Exigem mão de obra extremamente qualificada para o desenvolvimento da produção. São exemplos de indústrias de tecnologia de ponta as de informática, telecomunicações, farmacêutico, biotecnologia, produtos eletrônicos, aeroespacial, entre outros.

Assuntos Relacionados