Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Transformações Recentes no Cenário

Transformações Recentes no Cenário

No último século o mundo passou por várias mudanças provocadas por diversos motivos, dentre eles a Segunda Guerra Mundial que foi um conflito armado de grandes proporções que ocorreu principalmente na Europa, entre 1939 e 1945.

A eclosão da guerra foi promovida principalmente pela invasão da Alemanha sobre a Áustria, em 1938, e Tchecoslováquia, 1939, a Itália conquistou a Albânia e o Japão ocupou territórios no pacífico. Em 1939 a Alemanha invadiu a Polônia então a França e Inglaterra declararam guerra aos alemães.

Em 1941 a União Soviética também entrou na guerra, após ser invadida. Nesse mesmo ano os EUA entraram no conflito. A guerra foi travada entre dois grupos de países chamados de Força do Eixo e Aliados, após anos de combates os países do Eixo foram derrotados, a Itália se rendeu em 1943 e a Alemanha e Japão em 1945.

Após a Segunda Guerra, a Europa entrou em declínio e os EUA se consolidaram como principal potência ao lado da URSS, formando o mundo bipolar, sendo o primeiro capitalista e o segundo socialista.

A partir do interesse acerca do regime político que iria imperar, levando em conta as duas potências, teve início a Guerra fria. O avanço do socialismo no leste europeu e em outros países representava uma ameaça às intenções dos EUA, as rivalidades entre americanos e soviéticos se acirraram pela disputa na expansão de áreas de influência. A Guerra recebeu essa nomenclatura porque nunca houve um conflito armado, embora fosse uma bomba relógio prestes a explodir.

Esses foram, sem dúvida, os acontecimentos que deram nova configuração aos sistemas políticos e produtivos no mundo, além disso, consolidou a principal potência mundial que permanece até os dias atuais.
O mundo passa por uma constante mutação nas fronteiras
O mundo passa por uma constante mutação nas fronteiras
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados