Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Vegetação mediterrânea

Vegetação mediterrânea

Floresta mediterrânea primitiva da Era Terciária.
Floresta mediterrânea primitiva da Era Terciária.

Vegetação mediterrânea ou floresta mediterrânea é um tipo de vegetação que se forma em regiões onde o clima predominante é o mediterrâneo, é constituída por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. Essa cobertura vegetal apresenta duas características, os maquis e garrigue. Em regiões influenciadas pelo clima mediterrâneo, os verões são secos e os invernos chuvosos.

Esse tipo de vegetação é típico do sul da Europa, onde há maior concentração, mas são encontradas, em áreas reduzidas, na Califórnia (Estados Unidos), Chile, África do Sul e Austrália.

As espécies arbóreas identificadas na vegetação mediterrânea são sobreiro, azinheiro, oliveira-brava, pinheiro, cedro e cipestre.

Atualmente, a floresta mediterrânea original quase não existe mais, isso é resultado da ação antrópica (pecuária, extração de madeira, agricultura, entre outros).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vegetação em questão é formada basicamente por maquis e garrigue.

Os maquis são compostos por arbustos densos e fechados, as principais espécies encontradas são medronheiro, loureiro, urze, giesta espinhosa, piteira e cactos.

Garrigue é uma formação vegetal constituída por arbustos de pequeno porte e relativamente esparsos. As principais espécies identificadas nessas áreas são buxo, carrasco, alecrim, rosmaninho, alfazema e o timo.

A vegetação mediterrânea abriga um número elevado de espécies de animais. As principais espécies de mamíferos são veados, coelhos, lebres, lobos, raposas, javalis e pequenos roedores. Dentre as aves, destacam-se corvos, tentilhões, águias, corujas e falcões. Os répteis principais são lagartos, cobras e víboras. Além de uma abundante quantidade de insetos.

Assuntos Relacionados