Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Verão

Verão

A estação mais quente do ano é conhecida como verão. Sua ocorrência difere-se nos hemisférios Norte e Sul. Essa estação do ano antecede o outono e sucede a primavera. Caracterizada especialmente pelas altas temperaturas, o verão é normalmente o mês associado ao período de férias. Muitas pessoas planejam viagens, especialmente para litorais, durante a vigência dessa estação.

Leia também: Estações do ano — conheça as características de cada uma delas

Qual o significado da palavra verão?

A palavra verão deriva do latim vulgar veranum, que significa tempo primaveril ou primaveral.

Data de vigência do verão

As estações do ano não ocorrem simultaneamente nos hemisférios. Enquanto um hemisfério encontra-se no verão, o outro encontra-se no inverno. Isso também ocorre nas estações outono e primavera. Veja a seguir as datas de início e término do verão nos hemisférios Norte e Sul:

Hemisfério Norte

Início: 20 e 21 de junho

Término: 22 e 23 de setembro

Hemisfério Sul

Início: 20 e 21 de dezembro

Término: 20 e 21 de março

Características do verão

No verão, a sensação de calor é sentida mais intensamente quando associada à alta umidade do ar.
No verão, a sensação de calor é sentida mais intensamente quando associada à alta umidade do ar.

O verão é uma das estações do ano mais aguardadas no mundo todo, especialmente em regiões de invernos rigorosos, cujas temperaturas mantêm-se negativas boa parte do ano. Essa estação é caracterizada especialmente pelas altas temperaturas. Há regiões em que os termômetros marcam mais de 40 °C.

Os dias durante o verão são mais longos que as noites, e isso deve-se à maior incidência de radiação solar no hemisfério em que está vigente. Portanto, a inclinação da Terra para o Sol nesse período favorece não só o aumento das temperaturas mas também dos índices pluviométricos e da umidade relativa do ar.

A maior evaporação dos recursos hídricos favorece o aumento das chuvas durante essa estação. As chuvas, conhecidas como convectivas ou chuvas de verão, são comuns nessa época do ano, especialmente no período da tarde.

As chuvas convectivas costumam ser intensas, mas de pouca duração. Costumam ser acompanhadas de trovoadas e ventos em alta velocidade. A umidade do ar eleva-se devido à grande evaporação de lagos, rios e mares nesse período, favorecendo então o aumento da sensação térmica e provocando bastante calor.

Leia também: A relação entre os movimentos da Terra e as estações do ano

Solstício de verão

O solstício de verão marca a data de início da estação verão. Trata-se de um fenômeno astronômico que representa o momento em que o Sol atinge maior declinação em latitude, com relação à Linha do Equador. Sendo assim, quando um hemisfério recebe mais intensamente os raios solares, significa que esse está em solstício de verão, dando início então à estação.

Se os raios solares estão perpendiculares ao Trópico de Capricórnio, há o solstício de verão no hemisfério Sul. Se os raios solares estão perpendiculares ao Trópico de Câncer, há o solstício de verão no hemisfério Norte. Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso texto: Solstício e equinócio.

Curiosidades sobre o verão:

  • O início do verão é marcado pelo solstício de verão, período em que os raios solares atingem a Terra com maior intensidade.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Alguns estudiosos acreditam que no verão as pessoas reagem com maior positividade e alegria, pois a luz solar é capaz de estimular a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo controle do humor e da energia em nosso corpo.

  • Segundo a revista inglesa New Scientist, por meio de uma pesquisa publicada no ano de 2003, o Sol é considerado um dos elementos que explicam a felicidade de um povo.

  • O verão no hemisfério Norte é chamado de verão boreal, e, no hemisfério Sul, de verão austral.

  • Nessa estação as pessoas precisam estar atentas à hidratação, pois tendemos a transpirar com mais intensidade, evitando assim problemas de saúde.

Veja também: Qual a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente?

Horário de verão

O horário de verão é uma prática adotada durante a estação verão. A primeira menção sobre a ideia do horário de verão surgiu por volta de 1874, nos Estados Unidos. Benjamin Franklin, ao observar que o sol nascia antes que as pessoas despertassem, em um dado período do ano, concluiu que essas pessoas deveriam acordar um pouco mais cedo para aproveitar a luz do Sol e então diminuir o uso de velas.

Na Europa, segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão foi adotado, pela primeira vez, durante o período da Primeira Guerra Mundial, em países como a França e Alemanha. Ao final da década de 1970, a prática popularizou-se em virtude da crise energética vivenciada naquele período.

Já no Brasil, o horário de verão foi pela primeira vez adotado em 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas. Contudo, nem todos os estados brasileiros adotaram-no. A prática foi implementada apenas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Atualmente o horário de verão deixou de ser adotado no país. No início de 2019, o então presidente brasileiro assinou o decreto que extingue a mudança de horário no Brasil.

O principal objetivo do horário de verão é garantir que a luz solar disponível seja melhor aproveitada, em relação à energia elétrica. Isso significa que o uso da luz natural tende, portanto, a ser estendido, diminuindo o consumo de energia elétrica entre as 18 horas e 21 horas.

Há uma intensa discussão sobre a adoção do horário de verão, pois não há um consenso a respeito dos reais benefícios da mudança de horário. Tanto a população quanto os estudiosos na área discordam acerca dos objetivos alcançados e se esses realmente são significativos.

Como funciona o horário de verão

No hemisfério Sul, o horário de verão é adotado durante a primavera e termina no início do outono, prevalecendo durante toda a estação do verão, entre outubro e março. No hemisfério Norte, o horário de verão inicia-se em março/abril e termina, normalmente, em outubro/novembro.

Basicamente, no início do horário de verão, adianta-se o relógio em uma hora, na data marcada para o início, e, ao fim do horário, os relógios devem ser atrasados em uma hora.

Publicado por: Rafaela Sousa

Assuntos Relacionados