Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Vulcanismo na formação do relevo

Vulcanismo na formação do relevo

Imagem de um vulcão em erupção.
Imagem de um vulcão em erupção.

O vulcanismo corresponde a um fenômeno natural geológico provocado pela lava, que se encontra acumulada e é expelida do interior da Terra em direção à superfície. Tal processo se desenvolve somente pelo fato de ocorrer uma enorme pressão oriunda do manto (uma das camadas da Terra), forte o bastante para ocasionar a ruptura das camadas de rochas da crosta terrestre, desencadeando o vulcanismo.

O material magmático expelido para a superfície é responsável pela formação do relevo vulcânico. Os materiais oriundos do interior da Terra podem ser encontrados em três estados: sólido, líquido e gasoso. É importante ressaltar que o vulcanismo, juntamente com o tectonismo e os abalos sísmicos, compreende agentes internos modeladores do relevo.

O fenômeno em questão acontece na maioria das vezes em locais onde há encontro de placas tectônicas. O material magmático vem à superfície em forma de lava, a mesma abrange grande área ao redor. O vulcanismo como agente modelador do relevo é responsável pelo surgimento das montanhas e dos planaltos. Na formação de montanhas, toda a lava que é emitida vai sendo armazenada nas proximidades de onde sai todo o material magmático. Desse modo, após vários processos dessa natureza, a montanha é constituída.

Já a formação dos planaltos a partir do fenômeno do vulcanismo ocorre a partir de lavas que são expelidas através de fendas dispostas na crosta e logo se dispersam ao longo da superfície. Ao ser resfriada, a lava se transforma em rochas de origem magmática. No Brasil existem planaltos de origem vulcânica, os quais se formaram há milhões de anos e estão situados ao longo da bacia hidrográfica do rio Paraná. Hoje isso não acontece mais em razão da localização do país, pois o mesmo está praticamente no centro da placa litosférica Sul-americana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados