Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil
  4. Zonas litorâneas do Brasil

Zonas litorâneas do Brasil

O Brasil é um país privilegiado quanto à sua extensão territorial e localização, possui uma área total de 8.514.876 quilômetros quadrados, com uma costa litorânea comportando mais de 7 mil quilômetros de extensão em linha contínua. A paisagem do litoral brasileiro é bem diversificada, composta por dunas, ilhas, recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos e falésias. A região é povoada por uma enorme variedade de animais, entre eles destacam-se: golfinhos, baleias, 800 tipos de peixes, aves, além de uma grande variedade de vegetais.

A divisão mais aceita do litoral brasileiro é a seguinte:

Litoral amazônico – é a região costeira do Norte do Brasil. Inicia-se no Rio Oiapoque (AP) e estende-se até o Delta do Parnaíba (entre os estados do Maranhão e Piauí). O litoral amazônico apresenta uma extensa planície coberta por manguezais e terrenos alagadiços, sendo habitat de várias espécies de peixes e aves. A atividade turística é pouco explorada.

Litoral nordestino – compreende a área que vai do Delta do Parnaíba ao Recôncavo Baiano, com extensão de aproximadamente três mil quilômetros. Sua paisagem apresenta dunas, falésias, restingas e manguezais, o clima é agradável, apresentando altas temperaturas. Possui belas praias, atraindo milhões de turistas.

Litoral do Sudeste – estende-se do Recôncavo à divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. É a região com maior concentração populacional do Brasil, no entanto, possui as maiores áreas de preservação da Mata Atlântica. O turismo é uma atividade importante nessa região.

Litoral Sul – corresponde à costa dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por manguezais, costões e por uma faixa contínua de praia. É uma região que atraí bastante turistas, principalmente o estado de Santa Catarina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Litoral brasileiro
Litoral brasileiro
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados