Adjunto adnominal

O adjunto adnominal é um termo acessório da oração que serve para especificar ou delimitar o significado de um substantivo.

Como já sabemos, a oração é composta por termos essenciais, integrantes e acessórios. Os termos acessórios são aqueles que não são indispensáveis, ou seja, não são essenciais para a compreensão do enunciado. Além disso, esses termos unem-se a um nome ou a um verbo com a função de especificar ou delimitar o seu significado.

Neste texto, estudaremos um desses termos acessórios, o adjunto adnominal. Para tanto, observe as palavras destacadas na oração a seguir:

Ela gosta de doce de leite.

Percebe-se que o termo em destaque está especificando ou delimitando o sentido do substantivo “doce”, ou seja, o sujeito da oração não gosta de qualquer doce, mas sim do doce de leite. Veja, agora, a função acessória desse termo ao ser retirado da oração:

Ela gosta de doce.

Note que não houve prejuízo para a compreensão do enunciado quando o termo foi retirado. Isso se deve ao fato de ele ser um termo acessório da oração. Assim, definimos que:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- O adjunto adnominal é o termo de valor adjetivo que vem associado a um substantivo (nome) modificando, especificando ou precisando o seu sentido no contexto, em qualquer que seja a função dele. Ele pode ser expresso por:

a) adjetivo

Ela era uma menina feliz.

b) locução adjetiva

Ela gosta de doce de leite.

c) artigo (definido ou indefinido)

Cessaram as vozes.

Às vezes, um pássaro canta.

d) pronome adjetivo

Nunca lhe contei este meu desejo.

e) numeral

Os dois cães estavam nervosos.

f) oração

A notícia que lhes contei era inacreditável.

O adjunto adjunto adnominal aparece associado a um substantivo
O adjunto adjunto adnominal aparece associado a um substantivo
Publicado por: Mariana Rigonatto

Assuntos Relacionados