Você está aqui Mundo Educação Gramática Classe de palavras
Classe de palavras
A forma, dentre outras peculiaridades, de que se constitui um grupo de palavras, integra o estudo das classes de palavras

Para formularmos nossos pensamentos e expressarmos nossas opiniões, utilizamo-nos dos muitos recursos que a língua portuguesa disponibiliza. As palavras, acima de tudo, representam um deles. No entanto, ao utilizá-las, não podemos as conceber como soltas, aleatórias, ao contrário, todas elas são dotadas de características distintas, ou seja, possuem uma estrutura determinada e, quando inseridas numa dada oração, assumem funções, papéis específicos, de modo a tornar ainda mais claras e precisas as mensagens que proferimos.

Essa estrutura, especificamente dizendo, encontra-se manifestada nas classes de palavras ou também chamadas de classes gramaticais, nas quais constatamos determinadas características expressas por um grupo de palavras, tais como: nomeando seres, atribuindo qualificações, indicando quantidade, ligando uma palavra à outra, entre outros aspectos.

Dessa forma, há de se considerar também que algumas delas são passíveis de flexão, isto é, variam quanto ao gênero, número, grau, tempo, modo, pessoa, como ocorre com a classe dos verbos. Outras, porém, não admitem que tal aspecto prevaleça, o que as tornam classes invariáveis.

Nesse sentido, até mesmo por se tratar de um fato linguístico de tamanha importância, a seção com a qual você compartilhará de agora em diante traz em primeira mão todos os assuntos relacionados às chamadas classes de palavras. Assim, certos de que você fará bom proveito de todas as informações a que lhe são acessíveis, busque-as sempre que necessário!

Ótimo estudo!!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Seções de "Classe de palavras"

Artigos de "Classe de palavras"