Concordância entre palavras que indicam cor

A cada instante em que passamos a estabelecer um pouco mais de familiaridade com os fatos que norteiam a língua, entendemos, na mesma progressão, que eles são dotados de distintas particularidades. Tão distintas que, não raras as circunstâncias, pegamo-nos perguntando acerca do porquê de elas existirem, se muitas vezes se torna tão difícil aprendê-las, não é verdade? No entanto, nosso objetivo maior é fazer com que você, mesmo convivendo em meio a tal realidade, não torne o aprendizado da língua que profere um verdadeiro estigma, fato não muito inusitado, como sabemos. Desejamos sim, que você as apreenda da forma mais viável possível, e é justamente por esse motivo que juntos estamos novamente para discutirmos acerca de alguns detalhes e, consequentemente, para auxiliá-lo(a) a compreender acerca de todos eles. Elegemos, portanto, um assunto de notável importância dentre os estudos sintáticos, materializado pela concordância entre as palavras que indicam cor.  Dessa forma, conscientes de que esse, assim como tantos outros fatos linguísticos são norteados pelos pressupostos gramaticais, constatemos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

# Em se tratando dos adjetivos compostos por “azul-marinho, azul-celeste e verde-gaio”, esses se apresentam sempre invariáveis, ou seja, não se flexionam:

Vestidos azul-marinho
Sofás azul-celeste
Sapatos verde-gaio

# Se caso o adjetivo composto indicar cor, esse poderá ser flexionado, sem problema algum:

Camisas azul-escuras
Olhos verde-escuros

# No que se refere aos casos relacionados a adjetivo indicando cor comparada, esse permanecerá invariável:

Calças verde-limão
Brincos azul-turquesa

# Caso a palavra que indica cor representar um substantivo, ele não deverá ser flexionado:

Ganhamos duas almofadas cinza.
Sempre aparecia de gravatas creme.

# Quando a palavra que indicar cor for representada por um adjetivo, deverá concordar em gênero e número com o substantivo a que fizer referência:

O corpo apresentava manchas vermelhas.
Pontos negros cobriam o céu de Porto Velho.

Pressupostos específicos demarcam a concordância entre palavras que indicam cor
Pressupostos específicos demarcam a concordância entre palavras que indicam cor
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Assuntos Relacionados