Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Classe de palavras
  4. Adjetivo
  5. Discorrendo acerca das locuções adjetivas

Discorrendo acerca das locuções adjetivas

Fato é que quando aprendemos sobre algum assunto relacionado à Gramática, limitamo-nos tão somente ao seu reconhecimento teórico, situação de empregabilidade, não mais que isso. Até mesmo porque, atualmente, o fator “tempo” é o senhor de todas as horas, não é verdade?

Pois bem, a título de ilustração, tomaremos como exemplo o caso das locuções adjetivas, visto que a princípio as caracterizamos como apenas a junção de dois termos, os quais retratam o mesmo valor do adjetivo.

Entretanto, deixando as superficialidades de lado, ocupemo-nos de ir mais além – analisando suas reais possibilidades de uso, vistas sob uma ótica mais ampla. Assim sendo, as locuções adjetivas tendem a influenciar de modo bastante positivo na performance de um texto, conferindo maior expressividade ao discurso ora retratado.

Desta forma, vejamos:

Nesta hora matinal, acordei com os primeiros raios solares adentrando pela fresta da janela.

Constatamos que se não fosse a correspondência manifestada entre as locuções representadas por “hora da manhã” e “raios do sol” não haveria a possibilidade de esta construção linguística se materializar. Indubitavelmente, em termos sonoros, tal ocorrência confere um estilo mais apurado à linguagem.

Não só estas, mas como tantas outras nos oferecem a possibilidade de um verdadeiro aprimoramento vocabular, com vistas a tornar o discurso mais enfático, rico em conteúdo. Na verdade, ricos são os recursos que a língua nos proporciona, dos quais podemos usufruir a todo instante, pois de momento em momento somos levados a novas descobertas, restando-nos apenas fazer bom uso destas, sim?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Mundo Educação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Assuntos Relacionados