Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Dúvidas de vocabulário
  4. Dúvidas linguísticas: questões de plural

Dúvidas linguísticas: questões de plural

Dúvidas linguísticas perfazem o cotidiano de alguns usuários, entre elas as questões de plural
Dúvidas linguísticas perfazem o cotidiano de alguns usuários, entre elas as questões de plural

Dúvidas linguísticas tendem a persegui-lo? Questionamentos diversos fazem parte de sua rotina, sobretudo no momento da escrita? Isso não é motivo para desespero, pois sempre há dicas linguísticas que nos subsidiam nesses temíveis momentos. Eis que o artigo em questão traz algumas delas, no sentido de deixar você, caro (a) usuário (a), a par daqueles pormenores imprescindíveis ao nosso conhecimento. Dessa vez o foco são as questões de plural – assunto corriqueiro e que também, por vezes, acabam nos deixando de cabelo em pé! Vamos a elas, então:

* Qual o plural de Curriculum Vitae?

Queridos usuários, há a opção de lançar mão do latim nesse momento, quando se opta por dizer curricula vitae. Mas se tal procedimento não lhe agradar, opte por apenas dizer “os currículos”, fazendo prevalecer nosso velho e bom português.

* Bastante: adjetivo ou advérbio?

Estamos bastantes apreensivas? Ou seria:

Estamos bastante apreensivas.

Quem optou pela segunda opção ganhou mais um ponto, haja vista que, nesse caso, “bastante” atua como advérbio de intensidade, ora modificando a circunstância do verbo estar (estamos - flexionado).  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora, se disséssemos:

São bastantes as preocupações do dia a dia.

Tal flexão se ajusta perfeitamente ao caso em questão, visto que “bastantes” representa um adjetivo, qualificando o substantivo “preocupações”. 

* Como ficaria a palavra fax no plural?

Torna-se importante compreender que “fax” deriva do inglês, numa redução de fac-símile, cujo plural se dá por fac-símiles. No entanto, como se tata de um meio de transmissão, correto seria dizer somente “enviei os documentos por fax”. Dessa forma, seguindo a mesma regra de ônix e dúplex, dada a ocorrência de serem terminados em “x”, tem-se: um fax, três fax e por aí vai. 

Contudo, a propósito de denotar mais clareza à comunicação, a terminação “-es” vem sendo permitida. Portanto, podemos dizer fax, quando expresso no singular; e faxes, descritos no plural. Mesmo porque o dicionário Houaiss já os registra dessa maneira.  

Assuntos Relacionados