Whatsapp icon Whatsapp

Encontro vocálico

A presença na mesma sílaba de dois sons vocálicos (vogal e semivogal) constitui o encontro vocálico, que é classificado em ditongo, tritongo e hiato.
Na reunião das letras, vogais e consoantes encontram-se, mas no encontro vocálico, a entrada é restrita às vogais e semivogais
Na reunião das letras, vogais e consoantes encontram-se, mas no encontro vocálico, a entrada é restrita às vogais e semivogais

A palavra é composta basicamente por fonemas e letras. Estas, por sua vez, são classificadas em vogais, semivogais e consoantes. A base de toda sílaba é a vogal, logo, é correto afirmar que não existe sílaba sem vogal.  A partir dessa afirmação, surge uma pergunta, é possível uma sílaba possuir duas vogais? Acompanhe as explicações:

O encontro vocálico é a presença na mesma sílaba, ou em sílabas diferentes, de dois sons vocálicos (Atenção! Sons vocálicos, e não vogais). O que isso significa? Que é um equívoco afirmar que no encontro vocálico há a presença de duas vogais. Isso não pode acontecer, e a explicação é simples: cada sílaba só possui um núcleo, ou seja, uma vogal.  Portanto, o encontro vocálico acontece quando uma vogal e uma semivogal encontram-se na mesma sílaba sem que entre elas haja uma consoante.

O encontro vocálico divide-se em ditongo, tritongo e hiato. A seguir, acompanhe a definição de cada um deles:

  • Ditongo

É o encontro na mesma sílaba entre uma vogal e uma semivogal. Existe uma grande dificuldade em diferenciar vogal de semivogal porque, em geral, todas podem exercer os mesmos papéis, logo, a única maneira para diferenciá-las é pronunciar as palavras e reconhecer quem está exercendo a função de núcleo da sílaba e quem não está. Por que considerar isso é importante? É simples, a vogal, por ser base ou núcleo da sílaba, será pronunciada de forma clara, forte; enquanto o som da semivogal ficará menos nítido.

 Veja os exemplos:

Caixa (Cai-xa)

Mau (mau)

Em que palavra o u exerce o papel de vogal? Na primeira, não é mesmo? Já que na palavra baú, distingue-se nitidamente a presença do a e do u, portanto, ambos são considerados vogais e são a base da sílaba, por isso, não podem ficar juntos. Já em mau, só há um som percebido com nitidez, o do a, enquanto o u fica quase imperceptível. Caso tenha dúvidas nessa afirmação, pronuncie novamente as palavras e você perceberá a diferença.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os ditongos podem ser classificados quanto à posição dos fonemas (crescente ou decrescente) e quanto à sonoridade (orais e nasais).

1 - Classificação quanto à posição dos fonemas (vogal e semivogal):

Ditongo crescente: possui esse nome porque realmente está havendo um crescimento sonoro, já que parte do “som fraco” da semivogal para o “som forte” ou mais nítido da vogal.

SEMIVOGAL → VOGAL = Ditongo crescente

Ditongo decrescente: se está decrescendo, está saindo do som “mais forte”, ou seja, o da vogal, para o som “mais fraco” ou menos nítido, o da semivogal.

VOGAL → SEMIVOGAL = Ditongo decrescente

2 - Classificação quanto à sonoridade: essa classificação é definida pelo local em que o ar passa, se totalmente pela boca ou pela boca e pelo nariz. Veja:

Ditongo oral: o ar sai totalmente pela boca.

Ex.: rei, leite, silêncio.

Ditongo nasal: além de passar pela cavidade bucal, também passa pela nasal.

Ex.: pão, mãe, realizam.

  • Tritongo

No tritongo, há a presença de duas semivogais e uma vogal. Como já foi dito, a vogal é o núcleo da sílaba, logo, o tritongo apresenta-se assim:

SEMIVOGAL + VOGAL + SEMIVOGAL

Os tritongos também podem ser orais e nasais, acompanhe os exemplos:

Tritongo oral: Paraguai

Tritongo nasal: Saguão

  • Hiato

O hiato é o encontro de dois sons vocálicos, que embora estejam juntos na palavra, pertencem a sílabas diferentes. Isso acontece porque na mesma sílaba não pode haver dois núcleos. 

Veja os exemplos:

Saúde

Saída

Baú

ATENÇÃO:

Na hora da divisão silábica, os ditongos e os tritongos permanecem na mesma sílaba, enquanto no hiato as vogais ficam em sílabas diferentes.

Publicado por Mayra Gabriella de Rezende Pavan
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

As articulações da língua
As articulações da língua dizem respeito à combinação existente entre os signos e os sons que há entre as palavras.
Fonologia
Fonologia é a parte da gramática que estuda os sons representados pelas palavras, sendo que esses sons são representados por meio dos fonemas.
Letras e Fonemas
Clique aqui e compreenda os conceitos de letras e fonemas! Confira os exemplos!
Separação Silábica
A separação silábica é constituída de regras predefinidas.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.