Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Pontuação
  4. Funções do asterisco

Funções do asterisco

As funções do asterisco são bem delimitadas na língua portuguesa. É um sinal gráfico considerado caractere curinga na informática.

Responda rápido: qual é a forma correta, asterisco ou asterístico?

Se você respondeu “asterisco”, acertou. A forma “asterístico” não consta nos dicionários, portanto, não existe na variedade padrão, mas certamente você já ouviu muitas pessoas utilizando-a, não é mesmo? Bom seria se as dúvidas sobre o asterisco parassem por aí, mas esse sinalzinho gráfico tão corriqueiro na modalidade escrita apresenta particularidades que podem confundir quem lê e quem escreve.

Para que serve o asterisco?

O asterisco é classificado como um dos sinais de pontuação da língua portuguesa e está inserido nas seguintes situações:

  • É colocado depois e em cima de uma palavra para indicar a existência de uma nota de rodapé sobre o termo sinalizado:

A palavra beleza é formada pelo adjetivo belo acrescido do sufixo -eza*.

  • Indica a omissão ou lacuna em um texto quando for repetido três vezes. Nessa situação, geralmente os asteriscos são empregados para substituir um substantivo próprio:

O menor *** foi retirado das ruas e encaminhado para o Conselho Tutelar da região.

  • É utilizado para representar um vocábulo cuja forma é hipotética, ou seja, cuja existência não é comprovada:

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Parecer, do latim *parescere.

  • É empregado antes de uma frase para indicar que ela é agramatical, ou seja, uma frase cuja construção sintática esteja incompreensível:

* Foram pátio para crianças as o brincar.
(As crianças foram para o pátio brincar)

Entre outras funções, o asterisco pode substituir termos omitidos na oração e indicar a existência de uma nota de rodapé
Entre outras funções, o asterisco pode substituir termos omitidos na oração e indicar a existência de uma nota de rodapé

Agora que você já conhece as funções do asterisco na língua portuguesa, que tal saber um pouco mais sobre a etimologia dessa palavra?

A palavra “asterisco” é oriunda do latim asteriscum, cujo significado é estrelinha. Isso porque sua forma realmente lembra o formato de uma estrela, por esse motivo, muitas pessoas utilizam a expressão “estrela” para denominá-lo. É um sinal gráfico versátil, sendo muito útil também na informática, já que pode substituir qualquer caractere nas ferramentas de busca.

O asterisco é um sinal gráfico muito utilizado na língua portuguesa. A palavra “asterisco” é proveniente do latim asteriscum, que significa “estrela”
O asterisco é um sinal gráfico muito utilizado na língua portuguesa. A palavra “asterisco” é proveniente do latim asteriscum, que significa “estrela”
Publicado por: Luana Castro Alves Perez