Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Ortografia
  4. Grafia dos verbos terminados em –gredir, –mitir e –ceder

Grafia dos verbos terminados em –gredir, –mitir e –ceder

Os substantivos derivados de verbos que terminam em –gredir, -mitir e –ceder causam dúvidas, mas, pela regra, devem terminar em –ssão, portanto, progressão, omissão e concessão.

A gramática é dividida em partes e cada uma fica responsável por estudar um aspecto da língua. A ortografia é a parte da gramática que se preocupa com a grafia correta das palavras. Inclusive esse conceito encontra-se na própria palavra ortografia, que foi formada a partir de dois elementos gregos: orto, que significa correto”, e grafia, que significa “escrita”.

Todas as vezes que uma palavra é grafada corretamente significa que ela está adequada a um padrão que foi estabelecido. Esse padrão é também conhecido por regras.  Em português, algumas palavras são formadas por derivação, logo, é essencial conhecer a palavra primitiva, ou as de mesma família, para não ter dúvidas no momento da escrita. Por exemplo, o g e o j antes das vogais e, i possuem sons semelhantes. Por isso, no momento de escrever laranjeira, para não errar e grafá-la com g, é preciso analisar a família da palavra: laranja, laranjal, laranjada.

O processo de formação de palavras por derivação não está restrito à classe gramatical, por isso, há palavras que são derivadas de classes gramaticais diferentes, um exemplo disso é o substantivo agressão. Muitos têm dificuldade em sua grafia, pois não sabem se devem usar ss ou ç, mas há aqueles que escrevem corretamente, mas desconhecem as regras de sua formação, o que pode prejudicar a grafia de outras palavras que sigam o mesmo padrão. A seguir, discutiremos os padrões que determinam a grafia da palavra agressão e de outros substantivos, que também são derivados de verbos.  Leia as palavras abaixo:

Agressão

Progressão

Regressão

Admissão

Omissão

Sucessão

Concessão

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É possível perceber que elas possuem algo em comum, não é mesmo? Seguramente, o que é mais fácil de visualizar é que todas terminam em - ssão. Outro aspecto é que todas as palavras pertencem à classe dos substantivos: a agressão, a progressão, a admissão etc. A partir desses aspectos, é possível formular uma regra? Será que posso afirmar que todo substantivo é terminado em - ssão? Claro que não, pois há muitos substantivos que possuem outra terminação.  Então, o que falta “descobrir” para que seja possível formular uma regra para as palavras que terminem em -ssão?  Leia as palavras a seguir:

Agredir

Progredir

Regredir

Admitir

Omitir

Suceder

Conceder

E agora, o que essas palavras têm em comum?  É correto afirmar que algumas possuem terminação semelhante? É possível afirmar que todas elas designam uma ação? Vejamos:

  1. As palavras terminam em –gredir, -mitir, -ceder, ou seja, é possível afirmar que  a terminação pode influenciar nas regras que regem a grafia dessas palavras, pois algumas possuem terminação semelhante;
  2. Todas elas designam uma ação, logo, pertencem à classe gramatical dos verbos.

Tomando como base as conclusões anteriores, acompanhe as regras usadas para a grafia da palavra agressão e de outros substantivos.

  • Substantivos formados a partir de verbos que terminem em: -gredir, -mitir, -ceder → devem ser grafados com –ssão.

A partir de agora, fique atento à grafia dos substantivos que são formados a partir desses verbos. Não decore, aprenda! Assim, independente da palavra, será possível escrevê-la corretamente. É só analisar sua origem e terminação.

Agressão, admissão e cessão são alguns dos substantivos derivados de verbos que terminam em -gredir, -mitir e -ceder
Agressão, admissão e cessão são alguns dos substantivos derivados de verbos que terminam em -gredir, -mitir e -ceder
Publicado por: Mayra Gabriella de Rezende Pavan

Assuntos Relacionados