Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Ortografia
  4. Acentuação gráfica
  5. Letra “u”: acentuada... não acentuada... por quê?

Letra “u”: acentuada... não acentuada... por quê?

Pode até parecer, a princípio, um assunto no qual não atribuímos a relevância necessária, assim como tantos outros. Mas, antes de tudo, perguntamos a você:

No seu cotidiano, percorrendo pelas ruas, deparando-se com outdoors, cartazes de naturezas diversas, panfletos, propagandas, enfim... Já se sentiu questionado (a) acerca da acentuação e da não acentuação da letra u em algumas palavras? Caso nunca tenha se atentado para o fato em questão, não se preocupe, pois o artigo em pauta se define exatamente por esta finalidade, este objetivo: abordar sobre essas questões, sendo que elas estão intrinsecamente ligadas às regras de acentuação, as quais nem sempre fazem parte da familiaridade que precisamos estabelecer diante dos fatos que norteiam a língua de uma forma geral. Desse modo, vamos aos exemplos, a fim de que tudo se torne claro, preciso e, sobretudo, acessível ao nosso conhecimento:

ITAÚ
BAÚ
PACAEMBU
JAÚ
GRAJAÚ
PARACATU
CAJU...


Notório é que algumas delas receberam acento gráfico e outras não. Mas esse fato decorre de que questão? É exatamente sobre isso que falaremos abaixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

PA – RA – CA – TU                                               Todas são                                 
PA – CA – EM – BU                  ⇔                   oxítonas
CA – JU                                                        

Acerca do fato em questão, cabe-nos conscientizar de que somente recebem acento gráfico as oxítonas terminadas em “a”, “e”, “o” e “em”, seguidas ou não da marca de plural (s). 

Já:

JA - Ú
I - TA - Ú             ⇔                  O “U” forma um hiato
BA - Ú

Dessa forma, consoante o que nos apresentam as regras de acentuação, o “i” e o “u” tônicos do hiato são acentuados quando isolados na sílaba ou acompanhados de “s”.

Eis aí a razão de tais palavras serem acentuadas. 

A letra u pode ou não ser acentuada em virtude das regras de acentuação
A letra u pode ou não ser acentuada em virtude das regras de acentuação
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Assuntos Relacionados