Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Figuras de linguagem
  4. Linguagem coloquial

Linguagem coloquial

A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano.

A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente. Pelo fato de ser utilizada em nosso dia a dia, a linguagem coloquial não requer a perfeição em termos gramaticais. Isso significa que é bastante comum os falantes utilizarem gírias, estrangeirismos, abreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da Língua Portuguesa falada no Brasil, o qual possui muitos dialetos.

A linguagem coloquial é empregada em situações informais, com os amigos, familiares e em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua possa ser dispensado.

Conforme já apontamos, é na linguagem oral, no diálogo informal entre interlocutores mais próximos, que a coloquialidade é comumente utilizada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O poeta Oswald de Andrade criou o poema intitulado “Vício na fala”, a partir do qual podemos observar algumas marcas da linguagem coloquial. Veja:

Vício na fala
Oswald de Andrade

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados

Fique atento!

É necessário observarmos que, quando escrevemos um texto a ser avaliado por outras pessoas, quando estamos participando de uma entrevista de emprego, apresentando um trabalho em instituições de ensino e de negócios, entre outras situações, devemos utilizar a linguagem culta (norma-padrão).

A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, é geralmente utilizada em situações informais de interlocução
A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, é geralmente utilizada em situações informais de interlocução
Publicado por: Luciana Kuchenbecker Araújo
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados