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Morfossintaxe do adjetivo

A morfossintaxe do adjetivo resulta do fato de essa classe gramatical desempenhar distintas funções
A morfossintaxe do adjetivo resulta do fato de essa classe gramatical desempenhar distintas funções

Falar sobre morfossintaxe significa, sobretudo, fazer alusão aos estudos morfológicos e sintáticos de forma simultânea. Partindo desse pressuposto, no intuito de ampliarmos nossos conhecimentos, bem como checarmos acerca de alguns conceitos antes apreendidos, visitemos o texto “O estudo morfossintático das palavras

Pois bem, por meio dos pressupostos lá elencados, constatamos que uma mesma palavra, a depender do contexto oracional em que ela estiver demarcada, pode assumir funções sintáticas distintas, como é o que ocorre com o adjetivo.  Nesse sentido, concretizemos, pois, nossa proposta atribuída ao artigo em questão: compreender acerca da morfossintaxe do adjetivo. Eis, portanto, algumas elucidações:

* Adjunto adnominal – Assim se materializa quando acompanha diretamente o substantivo de uma forma direta, sem ser mediado pelo verbo. Vamos a alguns exemplos:

Os alunos esforçados obtiveram um bom resultado nas avaliações.

O carinho de mãe é essencial nas relações humanas.

Adoramos as comidas típicas daquele lugar.

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Inferimos que os termos que se encontram em destaque, ora representado, respectivamente, por um adjetivo, locução adjetiva e adjetivo novamente, caracterizam-se como adjuntos adnominais.

* Predicativo do sujeito – Ocupa tal classificação quando se refere ao sujeito da oração pela mediação ou não de um verbo de ligação. Vamos aos exemplos:

Os garotos são educados.

Os turistas entraram alegres na pousada.

Constatamos que os adjetivos “educados” e “alegres” conferem uma característica aos sujeitos “os garotos” e “os turistas”.

* Predicativo do objeto – Tal função se manifesta em virtude de fazer referência ao objeto mediante um verbo transitivo, ou seja, aquele que requer um complemento.  Eis os exemplos que ilustram a ocorrência em questão:

Aplaudimos os alunos veteranos.

Lemos as narrativas fantásticas.

Identificamos que ambos os complementos “os alunos” e “as narrativas” apresentam-se caracterizados pelos adjetivos “veteranos” e “fantásticas”.

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