Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Pontuação
  4. Os termos integrantes e o uso da vírgula

Os termos integrantes e o uso da vírgula

Discorrer acerca do uso da vírgula significa, sobretudo, fazer referência a um sinal de pontuação que não se aplica somente a fatos linguísticos relacionados à oralidade. Tal afirmativa, dita em outras palavras, significa dizer que seu uso não corresponde àquela famosa pausa, realizada durante a fala.

Assim sendo, é preciso saber que sua manifestação se encontra, também, relacionada a fatores de ordem estilística e, sobretudo, a fatores de ordem sintática, aspecto esse que incide de forma preponderante no assunto aqui abordado.

Desta feita, falaremos um pouco sobre o uso da vírgula nos termos integrantes, tendo em vista que eles são representados pelos complementos verbais (objeto direto e indireto), nominais (complemento nominal) e pelo agente da passiva. Tornemo-nos cientes de algumas informações que tangem ao caso em questão:

* Complemento verbal e complemento nominal – partindo do pressuposto de que tais termos ocupam funções definidas, não se recomenda que estes sejam separados por vírgula, ainda que os complementos estejam antepostos ao termo que completam. Observemos alguns exemplos:

Somos favoráveis às mudanças ocorridas - complemento nominal posposto ao termo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aos contratempos cotidianos é preciso reagir - complemento verbal anteposto ao termo.

* Complementos verbais ou nominais com mais de um núcleo – nesse caso, recomenda-se seguir os mesmos procedimentos relacionados a casos de sujeito composto. Atenhamo-nos aos casos abaixo:

O trabalho exige atenção, competência e dinamismo.

Houve necessidade de carinho, afeto e atenção.

* Termos intercalados – estando eles entre um verbo ou um nome, a presença de uma vírgula antes e outra depois do termo intercalado é necessária. Constatemos os exemplos a seguir:

Aceite, caro amigo, minhas respeitosas desculpas. 

* Objeto direto pleonástico – diante de circunstâncias linguísticas em que se pode constatar tal ocorrência, recomenda-se o uso da vírgula. Observemos:

O regulamento, li-o atenciosamente.

* Agente da passiva – nesse caso recomenda-se não separar por vírgula o agente da passiva da locução que o antecede.  Analisemos:

Os livros foram lidos pelos alunos.

Fatores específicos determinam o uso da vírgula nos termos integrantes
Fatores específicos determinam o uso da vírgula nos termos integrantes
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados