Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Classe de palavras
  4. Adjetivo
  5. Particípio com valor de adjetivo

Particípio com valor de adjetivo

Para falar sobre o assunto que ora se evidencia, “particípio com valor de adjetivo”, temos de, necessariamente, rever alguns pontos relevantes. Um deles é que o particípio se constitui como uma das formas nominais que representam o resultado de um processo verbal, cujas terminações são expressas por “-ADO” e “-IDO”. Tais terminações formam o que chamamos de particípio regular, embora tenhamos também o particípio irregular, o qual se constitui por outras desinências, tais como as terminadas em “-O”, como, por exemplo: aceito, solto, morto, aceso, entre outros.

A partir do particípio regular e irregular são formados os verbos abundantes, cuja característica principal é apresentar mais de uma forma. Caso tenha se esquecido de tal assunto, basta acessar o texto: Relação de alguns verbos abundantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pois bem, tendo em mente a existência desse duplo particípio (o qual se forma pelo regular e pelo irregular), resta compreendermos que alguns deles fogem a este convencionalismo, funcionando, assim, não mais como particípio, mas sim como adjetivo, como é o caso de anexo, por exemplo, em “o documento está anexo”. “Anexo”, nesse caso, confere uma qualidade ao documento.  

Sendo assim, vejamos uma relação de outros verbos que adquirem tal aspecto:

Em determinadas circunstâncias linguísticas o particípio assume o valor de adjetivo

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
O particípio irregular pode apresentar valor de adjetivo
O particípio irregular pode apresentar valor de adjetivo

Assuntos Relacionados