Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Ortografia
  4. Questões lexicais - Dicas ortográficas

Questões lexicais - Dicas ortográficas

Dúvidas e questionamentos representam aspectos cuja relevância se torna indiscutível, sobretudo quando se trata do bom uso que devemos fazer do nosso vasto e precioso idioma - a Língua Portuguesa. Muitas vezes, até mesmo por uma questão de recorrência, fazemos uso desta ou daquela expressão sem nos conscientizarmos de possíveis atropelos causados ao padrão convencional, formal da linguagem.

Como consequência desse fato, distrações variadas, muitas vezes cometidas até mesmo por pessoas que possuem certo conhecimento das regras gramaticais, são inevitáveis. Contudo, representam falhas passíveis de serem repensadas, haja vista a necessidade de adequarmos os discursos que proferirmos às situações específicas de interlocução, sobretudo em se tratando da linguagem escrita. Dessa forma, dada essa condição, nada que algumas dicas ortográficas não possam nos auxiliar em eventuais contratempos, não é verdade?

Pois bem, atenhamo-nos a algumas delas, no sentido de nos mantermos informados sempre que necessário. Ei-las, portanto:

# Estavam todos realizando um percurso, quando alguém, de repente, desapareceu. Será que ele entrou floresta a dentro ou adentro?

Saiba que acerca dessa questão, o conveniente é você optar pela grafia de tal palavra realizada de forma junta (adentro), haja vista que “a dentro” não se adéqua aos padrões formais da língua. Nota-se, portanto, que esse procedimento se refere ao ato de ir para dentro, não a dentro.

# Suponhamos que você, passeando pelo shopping, deparasse com aquela imperdível promoção cujos produtos de sua preferência se encontravam todos à mostra, ou seria amostra?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Compreenda que tais produtos somente poderiam estar à mostra, haja vista que de acordo com os aspectos semânticos, a palavra em questão se refere ao fato de os produtos estarem em evidência, visíveis. Não se esquecendo, também, de que à mostra representa uma locução adverbial feminina.

# Você fez uma viagem onde a temperatura é muito baixa. Porventura, levou na bagagem muitos agasalhos? Se sim, saiba que as condições climáticas chegam a zero grau. Ou seria a zero graus?

Tudo nos leva a crer que, ainda que ilustrativo, prevalece a questão do número, porém representa uma quantidade  expressa pelo singular.

Portanto, lembre-se de que a temperatura chegou a zero grau, haja vista que “zero” se demarca no singular.

# Muitas pessoas, inclusive você, têm a preferência por uma determinada cor. Suponhamos que algumas delas, que pode também ser o seu caso, preferem os tons pastel. Ou seria os tons pastéis?

Fazendo a opção pela forma correta, conhecimentos de que você dispõe acerca dos fatos que norteiam a língua, sobretudo em se tratando da flexão dos substantivos, revelariam que quando se trata de um substantivo, ora desempenhando a função de adjetivo, permanece invariável. É por essa razão que temos os tons pastel, as calças vinho, as camisas gelo e assim por diante.

Ao nos referirmos acerca de questões lexicais, dicas ortográficas atuam como verdadeiras fontes de subsídio
Ao nos referirmos acerca de questões lexicais, dicas ortográficas atuam como verdadeiras fontes de subsídio
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Assuntos Relacionados