Tal qual tem plural?

Atentemo-nos aos seguintes enunciados:

Você considera a expressão tal qual ora denotando o sentido de uma comparação, assim como em “a garota é tal qual a mãe”? Se sim, saiba que você e um número significativo de usuários da língua assim o procedem. Assim, se se trata de uma comparação, tão logo a remetemos à classe das conjunções, invariáveis, portanto.

Entretanto, não é bem assim, haja vista que dela devemos extrair algumas considerações necessárias à efetivação de nosso intento. Dessa forma, cabe ressaltar que “qual” atua como pronome relativo, que por sinal é passível de flexão, bem como “tal”, atuando como pronome demonstrativo, também variável. Partindo de tais pressupostos, chegamos ou não a uma conclusão? É a pergunta a que vamos responder por meio de alguns exemplos, elucidados a seguir:

As garotas eram tais quais as mães
                            →                ←

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eles eram tais qual o personagem daquele filme.
                →                ←

Mariana, na fase adulta, será tal quais suas primas.
                                               →           ←

Titio era tal qual o pai dele.
             →      ←

Como afirmado anteriormente, o fato de a expressão se manifestar invariável, sobretudo em se tratando da linguagem informal, deve-se à concepção de muitos, considerando-a como uma comparação. Entretanto, como constatado por meio dos exemplos acima, ela é perfeitamente passível de flexão, a depender do contexto linguístico.

Esteja atento (a) a essas questões, principalmente em se tratando de determinadas situações comunicativas, como na linguagem escrita.

Existe o plural da expressão tal qual, haja vista que seus constituintes se classificam, respectivamente, como um pronome demonstrativo e um relativo
Existe o plural da expressão tal qual, haja vista que seus constituintes se classificam, respectivamente, como um pronome demonstrativo e um relativo
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Assuntos Relacionados