Travessão

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen.

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (--) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou dar ênfase em trechos de textos.

 

Leia também: Sinais de Pontuação

 

Usos do travessão

1. Discurso direto

O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas.

Veja:

João disse:

- Estou com fome!

OU:

João disse:

“Estou com fome!”

Embora ambos os sinais de pontuação tenham a mesma finalidade, é mais comum que se usem travessões em diálogos, visto que dá ao texto mais fluidez.

Leia também: Cinco erros de português cometidos por redatores

2. Para separar expressões ou frases intercaladas

Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Veja:

Os Estados Unidos e a China – os maiores poluidores do planeta – não são signatários dos principais tratados de preservação ambiental. Isso significa que aqueles que mais prejudicam a natureza são os menos propensos a mudarem de atitude. Assim, dificilmente surgirão ações efetivas para a diminuição do desmatamento ou da emissão de gase-estufa.”

Observe que, no parágrafo argumentativo acima, os travessões substituíram as vírgulas que isolavam o aposto explicativo com o intuito de destacar o trecho, ou seja, dar-lhe ênfase.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo de texto com uso de travessão

No sinal

(Ricardo Freire)

- Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru.

- Como?

- Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru.

- Peraí. Eu passo aqui há 20 anos e até ontem esse lugar era um sinal de trânsito. Semáforo. Farol. Sinaleira.

- Era, mas agora é mais uma franquia do Esmola's Drive-Thru. Com concessão da prefeitura e tudo. Taqui, ó. Parte da renda é revertida para a Associação Municipal dos Bi-Rodais.

- Cuma?

- Bi-rodais. O pessoal que anda em cadeira de rodas. Politicamente correto, sacumé. Agora, por favor, peça pelo número.

- Não entendi.

- Peça pelo número. Não tá vendo o menu ali no painel ao lado do semáforo? Naquele poste ali? Embaixo do cartaz do candidato a vereador...

- Tô sem óculos.

- Eu ajudo. Número 1, abordagem seca, rápida, objetiva e fim de papo: 1 real. Mas esse não dá mais porque o senhor ficou aí embaçando.

- Sei.

- Número 2, abordagem piedosa com criança no colo e uso das palavras 'tio' ou 'tia': 50 centavos.

- Criança branca ou preta?

- A que estiver disponível no momento.

- Claro.

- Número 3, abordagem infantil com caixa de dropes à mão: trerreal para carro importado, dorreal para carro nacional do ano, 1 real para 'outros'. Grátis, um dropes.

- Grátis?

- Grátis. O doutor só paga a contribuição social e o dropes vai de brinde.

- Ah, tá.

- E, por último, temos nossa especialidade, o Número 4: abordagem longa, pegajosa, com tentativa de contato físico, uso ostensivo das palavras 'tio' ou 'tia' e recusa do cliente em colaborar, seguida de um pequeno e quase imperceptível risco na lateral do carro. Nesse caso o senhor não paga nada, mas a cada dez riscos o senhor tem 50% de desconto na nossa oficina de pintura aqui pertinho. É um ótimo negócio.

- Sei.

- Enquanto o senhor pensa, deixa eu começar a atender o cliente aqui do lado... Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru. Sua parada é muito importante para nós. Por favor aguarde que logo será atendido. Pronto, voltei. E aí? Já decidiu? Olha só, o senhor não pode ficar a tarde inteira empatando o trânsito, não...

- Aceita tíquete?

- Vale-Esmola, Ticket-Semáforo, Visa Electron e Maestro. Damos recibo e emitimos nota fiscal. O senhor também pode comprar um carnê com 20 Números 1, ou então tudo sortido. Se preferir, acesse nosso site www.esmolasdrivethru.com.br - cuidado pra não digitar errado -, cadastre-se gratuitamente e concorra a 100 sinais verdes por semana. E daí, bacana? Decidiu?

- Ih, abriu o sinal.

- Como assim?

- Abriu o sinal! Fica pra próxima! Fui!

- Ei, pera lá. Ladrão! Saiu sem pagar! POLÍCIA! POLÍCIA! POLÍCIA! Saco. É por isso que este país não vai pra frente. Bando de desonestos...

O travessão é um dos sinais de pontuação. Você sabe utilizá-lo?
O travessão é um dos sinais de pontuação. Você sabe utilizá-lo?
Publicado por: Jairo Beraldo

Assuntos Relacionados