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Verbo

Os verbos são a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza. Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural).
Objetos escolares próximos ao escrito “verbo”, uma das classes de palavras.
O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza.

O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza. Sua conjugação envolve a flexão por pessoa e por número, o tempo, o modo e a voz utilizados.

Leia também: Substantivo — a classe de palavras responsável por nomear as coisas

Resumo sobre verbo

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    O verbo indica ação, estado ou fenômeno da natureza.

  • Flexiona por pessoa e por número, podendo estar conjugado na 1ª, na 2ª ou na 3ª pessoa do singular ou do plural.

  • É conjugado de acordo com tempo, modo e voz.

  • O tempo verbal pode ser passado, presente ou futuro, havendo classificações mais específicas de acordo com o modo.

  • O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo.

  • A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva.

  • As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio.

  • Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Videoaula sobre verbo

O que é verbo?

Os verbos são a classe de palavras usada para indicar ação, estado ou fenômeno da natureza. Veja:

A menina jogou a bola. (verbo indicando ação)

Minha família está preocupada. (verbo indicando estado)

Anoiteceu muito rápido hoje. (verbo indicando fenômeno da natureza)

Estrutura do verbo

O verbo é formado basicamente por dois elementos: o radical e a terminação, sendo que a terminação é formada pela vogal temática e pelas desinências.

  • Radical: parte do verbo que expressa o significado básico dele. Geralmente, é a forma que não se altera ou que se altera pouco nas conjugações.

  • Vogal temática: parte do verbo que define o tipo de conjugação que ele sofre, podendo ser 1ª conjugação (verbos terminados em –ar), 2ª conjugação (verbos terminados em –er) ou 3ª conjugação (verbos terminados em –ir). Portanto, as vogais temáticas podem ser a, e ou i.

  • Desinência modo-temporal: parte do verbo que apresenta o modo e o tempo nos quais ocorre a conjugação.

  • Desinência número-pessoal: parte do verbo que apresenta o número e a pessoa da conjugação.

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Veja como cada uma dessas partes forma o verbo a seguir.

tom a r
radical + vogal temática + desinência modo-temporal

tom a re mos
radical + vogal temática + desinência modo-temporal + desinência número-pessoal

tom e i
radical + desinência modo-temporal + desinência número-pessoal

Flexão do verbo

Os verbos flexionam de acordo com pessoa, número, modo, tempo e voz.

  • Pessoa: a flexão por pessoa ocorre da seguinte forma:

Pessoa

Conceito

Quem fala

Para quem se fala

De quem se fala

(quando o assunto não é a 1ª nem a 2ª pessoa)

  • Número: a flexão por número pode ser no singular ou no plural. Quando se trata dos verbos, a flexão por número envolve a forma no singular ou no plural da seguinte forma:

Número

Pessoa

Exemplo de conjugação verbal

singular

(eu) escrevo

(tu) escreves

(ele/ela) escreve

plural

(nós) escrevemos

(vós) escreveis

(eles/elas) escrevem

Importante: No Brasil, a 2ª pessoa está caindo em desuso, sendo mais comum o uso dos pronomes de tratamento “você” (singular) e “vocês” (plural), que leva conjugação na 3ª pessoa.

Modos do verbo

O modo verbal indica a maneira como a ação do verbo pode se realizar. Pelo modo verbal, é possível entender como quem enuncia entende a concretização dessa ação.

Modo verbal

Uso

Exemplos

Indicativo

Fatos tidos como concretos, ocorridos ou certos de ocorrer.

Eu leio este livro.

Eu saí ontem.

Eu farei isso amanhã.

Subjuntivo

Fatos hipotéticos, havendo dúvidas sobre a possibilidade de ocorrerem.

Ainda que eu leia este livro...

Se eu saísse ontem...

Quando eu fizer isso amanhã...

Imperativo

Ordens, sugestões, proibições, conselhos etc.

Leia este livro.

Não saia por enquanto.

Faça dessa forma.

Tempos do verbo

O verbo é conjugado basicamente em três tempos:

Tempo verbal

Uso

Pretérito (passado)

Ação do verbo ocorreu antes do momento do enunciado.

Presente

Ação do verbo ocorre durante o momento do enunciado.

Futuro

Ação do verbo ocorrerá após o momento do enunciado.

Porém, o tempo verbal apresenta mais variações de acordo com o modo em que está conjugado. Observe a seguir:

  • Modo indicativo:

Tempo verbal

Uso

Exemplo

Presente

Ação ocorre no momento do enunciado.

Eu falo neste momento.

Pretérito perfeito

Ação ocorreu em momento pontual anterior ao do enunciado.

Eu falei muito ontem.

Pretérito imperfeito

Ação ocorria em momento anterior ao do enunciado e parou de ocorrer.

Eu falava muito quando criança.

Pretérito mais-que-perfeito

Ação ocorrera em passado distante, é o passado do passado.

Meu avô falara muito sobre isso na juventude dele, até ter ficado mais maduro.

Futuro do presente

Ação ocorrerá em momento posterior ao do enunciado.

Eu falarei muito no seminário amanhã.

Futuro do pretérito

Ação ocorreria em momento posterior ao do enunciado, mas é incerta ou não ocorrerá mais.

Eu falaria muito no seu lugar.

  • Modo subjuntivo:

Tempo verbal

Uso

Exemplo

Presente

Suposição de que a ação ocorra.

Mesmo que eu fale, não haverá resultado.

Pretérito imperfeito

Hipótese de a ação ocorrer.

Se eu falasse, todos ficariam chocados.

Futuro

Suposição de quando a ação ocorrer.

Quando eu falar, vai ser um grande sucesso!

  • Modo imperativo:

Tempo verbal

Uso

Exemplo

Presente

Ordens, sugestões, proibições, conselhos etc.

Fale tudo que precisa para não se arrepender depois.

Vozes do verbo

As vozes do verbo indicam o ponto de vista do sujeito da ação. Veja:

Voz verbal

Uso

Exemplo

Ativa

O sujeito executa a ação do verbo.

Eu acordei cedo.

Passiva

O sujeito sofre a ação do verbo.

Eu fui acordado pela minha mãe.

Reflexiva

O sujeito executa e sofre a ação do verbo ao mesmo tempo.

Eu me arrumei para a escola.

Classificação dos verbos

Os verbos são classificados de acordo com a sua conjugação da seguinte forma:

Classificação

Conceito

Exemplos

Regulares

Seguem a conjugação padrão, geralmente tendo apenas as terminações alteradas seguindo uma mesma lógica. O radical tende a se manter inalterado.

voar, beber, abrir

Irregulares

Seguem conjugação que foge ao padrão, com mudanças mais frequentes. O radical pode mudar de forma em alguns casos.

patentear, querer, ouvir

Anômalos

Têm uma conjugação completamente irregular, não sendo possível estabelecer uma lógica clara entre as formas conjugadas.

ser, ir

Abundantes

Apresentam mais de uma forma verbal em conjugações específicas.

aceitar, fazer, pagar

Defectivos

Não apresentam algumas formas verbais, não sendo possível conjugá-los em algumas pessoas, tempos e modos.

adequar, doer, colorir

Impessoais

Verbos sem sujeito, conjugados apenas na 3ª pessoa do singular.

ventar, amanhecer, nevar

Veja também: Advérbio — a classe de palavras responsável por atribuir características aos verbos

Conjugação do verbo

A seguir, veja a conjugação de alguns verbos regulares.

Modo indicativo

Presente

Acabar

Bater

Partir

Acabo

Bato

Parto

Acabas

Bates

Partes

Acaba

Bate

Parte

Acabamos

Batemos

Partimos

Acabais

Bateis

Partis

Acabam

Batem

Partem

Pretérito perfeito

Acabar

Bater

Partir

Acabei

Bati

Parti

Acabaste

Bateste

Partiste

Acabou

Bateu

Partiu

Acabamos

Batemos

Partimos

Acabastes

Batestes

Partistes

Acabaram

Bateram

Partiram

Pretérito imperfeito

Acabar

Bater

Partir

Acabava

Batia

Partia

Acabavas

Batias

Partias

Acabava

Batia

Partia

Acabávamos

Batíamos

Partíamos

Acabáveis

Batíeis

Partíeis

Acabavam

Batiam

Partiam

Pretérito-mais-que-perfeito

Acabar

Bater

Partir

Acabara

Batera

Partira

Acabaras

Bateras

Partiras

Acabara

Batera

Partira

Acabáramos

Batêramos

Partíramos

Acabáreis

Batêreis

Partíreis

Acabaram

Bateram

Partiram

Futuro do presente

Acabar

Bater

Partir

Acabarei

Baterei

Partirei

Acabarás

Baterás

Partirás

Acabará

Baterá

Partirá

Acabaremos

Bateremos

Partiremos

Acabareis

Batereis

Partireis

Acabarão

Baterão

Partirão

Futuro do pretérito

Acabar

Bater

Partir

Acabaria

Bateria

Partiria

Acabarias

Baterias

Partirias

Acabaria

Bateria

Partiria

Acabaríamos

Bateríamos

Partiríamos

Acabaríeis

Bateríeis

Partiríeis

Acabariam

Bateriam

Partiriam

 

Modo subjuntivo

Presente

Acabar

Bater

Partir

Acabe

Bata

Parta

Acabes

Batas

Partas

Acabe

Bata

Parta

Acabemos

Batamos

Partamos

Acabeis

Batais

Partais

Acabem

Batam

Partam

Pretérito perfeito

Acabar

Bater

Partir

Acabasse

Batesse

Partisse

Acabasses

Batesses

Partisses

Acabasse

Batesse

Partisse

Acabássemos

Batêssemos

Partíssemos

Acabásseis

Batêsseis

Partísseis

Acabassem

Batessem

Partissem

Futuro

Acabar

Bater

Partir

Acabar

Bater

Partir

Acabares

Bateres

Partires

Acabar

Bater

Partir

Acabarmos

Batermos

Partirmos

Acabardes

Baterdes

Partirdes

Acabarem

Baterem

Partirem

 

Modo imperativo

Afirmativo

Acabar

Bater

Partir

-

-

-

Acaba tu

Bate tu

Parte tu

Acabe você

Bata você

Parta você

Acabemos nós

Batamos nós

Partamos nós

Acabai vós

Batei vós

Parti vós

Acabem vocês

Batam vocês

Partam vocês

Negativo

Acabar

Bater

Partir

-

-

-

Não acabes tu

Não batas tu

Não partas tu

Não acabe você

Não bata você

Não parta você

Não acabemos nós

Não batamos nós

Não partamos nós

Não acabeis vós

Não batais vós

Não partais vós

Não acabem vocês

Não batam vocês

Não partam vocês

Formas nominais do verbo

As formas nominais são formas em que o verbo não aparece conjugado, sem expressar o modo e o tempo. Essas formas, inclusive, podem assumir função de nome (substantivo) em alguns contextos. São elas:

Forma nominal

Conceito

Exemplos

Infinitivo

É o verbo em si. Pode ser usado como substantivo.

amar, saber, partir

Gerúndio

É o verbo ocorrendo. Pode ser usado como advérbio ou adjetivo.

amando, sabendo, partindo

Particípio

É o resultado da ação verbal. Pode ser usado como adjetivo.

amado, sabido, partido

Locuções verbais

Uma locução verbal diz respeito à combinação de dois ou mais verbos, sendo um verbo auxiliar e um verbo principal. Nesses casos, o verbo principal permanece na forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio), enquanto o verbo auxiliar é conjugado de acordo com o tempo e o modo indicados no contexto. Veja:

verbo auxiliar + verbo principal

Essas tarefas já foram feitas na semana passada.
Meu relatório estará acabado amanhã.

Saiba também: Locução prepositiva — a combinação de palavras que têm função de preposição

Exercícios resolvidos sobre verbo

Questão 1

(Funcab)

Todas as profissões têm sua visão do que é felicidade. Já li um economista defini-la como ganhar 20 000 dólares por ano, nem mais nem menos. Para os monges budistas, felicidade é a busca do desapego. Autores de livros de autoajuda definem felicidade como “estar bem consigo mesmo”, “fazer o que se gosta” ou “ter coragem de sonhar alto”. O conceito de felicidade que uso em meu dia a dia é difícil de explicar num artigo curto. Eu o aprendi nos livros de Edward De Bono, Mihaly Csikszentmihalyi e de outros nessa linha. A ideia é mais ou menos esta: todos nós temos desejos, ambições e desafios que podem ser definidos como o mundo que você quer abraçar. Ser rico, ser famoso, acabar com a miséria do mundo, casar-se com um príncipe encantado, jogar futebol, e assim por diante. Até aí, tudo bem. Imagine seus desejos como um balão inflável e que você está dentro dele. Você sempre poderá ser mais ou menos ambicioso inflando ou desinflando esse balão enorme que será seu mundo possível. É o mundo que você ainda não sabe dominar. Agora imagine um outro balão inflável dentro do seu mundo possível, e portanto bem menor, que representa a sua base. É o mundo que você já domina, que maneja de olhos fechados, graças aos seus conhecimentos, seu QI emocional e sua experiência. Felicidade nessa analogia seria a distância entre esses dois balões – o balão que você pretende dominar e o que você domina. Se a distância entre os dois balões for excessiva, você ficará frustrado, ansioso, mal-humorado e estressado. Se a distância for mínima, você ficará tranquilo, calmo, mas logo entediado e sem espaço para crescer. Ser feliz é achar a distância certa entre o que se tem e o que se quer ter.

O primeiro passo é definir corretamente o tamanho de seu sonho, o tamanho de sua ambição. Essa história de que tudo é possível se você somente almejar alto é pura balela. Todos nós temos limitações e devemos sonhar de acordo com elas. Querer ser presidente da república é um sonho que você pode almejar quando virar governador ou senador, mas não no início da carreira. O segundo passo é saber exatamente seu nível de competências, sem arrogância nem enganos, tão comuns entre os intelectuais. O terceiro é encontrar o ponto de equilíbrio entre esses dois mundos. Saber administrar a distância entre seus desejos e suas competências é o grande segredo da vida. Escolha uma distância nem exagerada demais, nem tacanha demais. Se sua ambição não for acompanhada da devida competência, você se frustrará. Esse é o erro de todos os jovens idealistas que querem mudar o mundo com o que aprenderam no primeiro ano de faculdade. Curiosamente, à medida que a distância entre seus sonhos e suas competências diminui pelo seu próprio sucesso, surge frustração, e não felicidade.

Quantos gerentes depois de promovidos sofrem de famosa “fossa do bem-sucedido”, tão conhecida por administradores de recursos humanos? Quantos executivos bem-sucedidos são infelizes justamente porque “chegaram lá”? Pessoas pouco ambiciosas que procuram um emprego garantido logo ficam entediadas, estacionadas, frustradas e não terão a prometida felicidade. Essa definição explica por que a felicidade é tão efêmera. Ela é um processo, e não um lugar onde finalmente se faz nada. Fazer nada no paraíso não traz felicidade, apesar de ser o sonho de tantos brasileiros. Felicidade é uma desconfortável tensão entre suas ambições e competências. Se você estiver estressado, tente primeiro esvaziar seu balão de ambições para algo mais realista. Delegue, abra mão de algumas atribuições, diga não. Ou então encha mais seu balão de competências estudando, observando e aprendendo com os outros, todos os dias. Os velhos acham que é um fracasso abrir mão do espaço conquistado. Por isso, recusam ceder poder ou atribuições e acabam infelizes. Reduzir suas ambições à medida que você envelhece não é nenhuma derrota pessoal. Felicidade não é um estado alcançável, um nirvana, mas uma distância contínua. É chegar lá, e não estar lá como muitos erroneamente pensam. Seja ambicioso dentro dos limites, estude e observe sempre, amplie seus sonhos quando puder, reduza suas ambições quando as circunstâncias exigirem. Mantenha sempre uma meta a alcançar em todas as etapas da vida e você será muito feliz.

Stephen Kanitz, Revista Veja, 22 de junho de 2005

Indique a opção em que a forma verbal grifada se refere ao infinitivo entre parênteses.

A) Quando ele for à diretoria, peça-lhe que leve os documentos. (ser)

B) “Se sua ambição não for acompanhada da devida competência, você se frustrará.” (ir)

C) “Se a distância entre os dois balões for excessiva, você ficará frustrado, ansioso...” (ir)

D) Quando ele for mais velho, aprenderá a delegar poderes. (ser)

E) Se ele for embora, não conseguiremos outra pessoa tão competente. (ser)

Resolução:

Alternativa D.

A alternativa D indica corretamente o infinitivo do verbo conjugado. Nas alternativas A e E, o infinitivo correto é o verbo “ir”, enquanto nas alternativas B e C o infinitivo correto é o verbo “ser”.

Questão 2

(Fame / Fupac) Em: “Sei de uma moça... Se alguém escrevesse a sua história, diriam como o senhor (...)”, há verbos empregados respectivamente no:

A) presente do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretérito do indicativo.

B) presente do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, futuro do pretérito do indicativo.

C) presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo.

D) presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo.

E) presente do indicativo, futuro do pretérito do subjuntivo, pretérito imperfeito do subjuntivo.

Resolução:

Alternativa A.

Os verbos são “saber” (conjugado no presente do indicativo), “escrever” (conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo) e “dizer” (conjugado no futuro do pretérito).  

Publicado por Guilherme Viana
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