Você está aqui Mundo Educação História da América Fortalezas incas e o mistério de suas construções

Fortalezas incas e o mistério de suas construções

Construídas com imensos blocos de pedra perfeitamente encaixados, as fortalezas incas ainda intrigam os pesquisadores.

Fortalezas incas e o mistério de suas construções
Muros da fortaleza inca Sacsayhuaman

Os Incas construíram um imenso império onde hoje se localiza a América do Sul. A área do império está quase totalmente inserida na região da Cordilheira dos Andes. Mas há evidências arqueológicas de que os incas mantiveram estreitas relações com outros povos que habitavam a região amazônica. Em ambas as regiões, foi necessária a construção de fortalezas, já que nem sempre havia um contato diplomático entre os diversos povos.

As fortalezas indicam o caráter belicoso do Império Inca, que submeteu muitos povos a seu domínio. As fortalezas serviam para garantir a defesa de regiões e cidades. Uma das fortalezas, cuja construção ainda está de pé, encontra-se nos arredores de Cusco, no Peru. A cidade foi capital do Império Inca e, próxima a ela, está a fortaleza de Sacsayhuaman, construída de forma a representar a cabeça de um puma.

Não se sabe com precisão a origem da construção. Há várias versões possíveis de serem lançadas, como a construção milenar da fortaleza, sendo que os incas apenas se apropriaram dela, fazendo algumas alterações. Outra possibilidade é a de que foram os próprios incas os construtores.

Em Sacsayhuaman, como em outras fortalezas e construções incas, o que se destacou foi o corte das pedras utilizadas nos muros. São imensos blocos de pedras, cortados perfeitamente e encaixados com exímia precisão. A dúvida dos pesquisadores é sobre a técnica utilizada para realizar o corte nas pedras que garantiu o encaixe perfeito e se também foi utilizado algum material para uni-las. Existe a possibilidade de terem utilizado para o corte pedras mais resistentes que as que compunham as paredes. Em relação à união dos grandes blocos de pedra, pode ter sido utilizado algum tipo de minério de ferro fundido, indicando técnicas que possivelmente se perderam após a chegada dos conquistadores espanhóis.

No detalhe é possível perceber a perfeição do encaixe das pedras em Sacsayhuaman
No detalhe é possível perceber a perfeição do encaixe das pedras em Sacsayhuaman

Além de Sacsayhuaman, podemos destacar outras fortalezas incas, como as de Quitoloma, Ollantaytambo, além de Machu Picchu, a famosa cidade-fortaleza localizada no alto da Cordilheira dos Andes.

Assuntos Relacionados