Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História da América
  3. As civilizações pré-colombianas
  4. Tenochtitlán, a cidade asteca construída sobre o lago

Tenochtitlán, a cidade asteca construída sobre o lago

A civilização asteca se impôs através da guerra sobre diversos povos da região mesoamericana antes da chegada dos colonizadores espanhóis à região. Tinham como capital a cidade de Tenochtitlán, ou Mexihco-Tenochtitlán, que após a conquista espanhola, passou a ser chamada de Cidade do México.

A Catedral do México foi construída sobre o Templo de Huitzilopochtli, afirmando a dominação europeia sobre os povos americanos
A Catedral do México foi construída sobre o Templo de Huitzilopochtli, afirmando a dominação europeia sobre os povos americanos

Segundo a lenda, a cidade teria sido construída por povos oriundos do norte do atual México, ocupando uma ilhota existente no lago Texcoco. Utilizando a lama do próprio lago, a população foi formando as chinampas, que eram os locais construídos com essa lama ampliando a ocupação sobre o lago.

Indícios de antigos estudiosos apontam que a cidade surgiu a partir de 13 de julho de 1325 e foi se ampliando sobre o lago Texcoco. Nesses espaços construídos e nas demais ilhotas habitadas foram sendo formados, junto às ruas, diversos canais, que serviam como espaço de locomoção dentro da cidade. Havia ainda grandes pontes elevadiças, utilizadas para permitir a passagem de barcos.

A cidade ainda se ligava às terras fora do lago através de vias calçadas com pedras, existindo ainda aquedutos que traziam água potável das montanhas próximas à cidade. Essa configuração da cidade assemelhava-se muito à cidade de Veneza, na Itália.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tenochtitlán foi, provavelmente, uma das maiores cidades do mundo no século XVI. Estudos afirmam que havia na cidade entre 100 e 300 mil habitantes. A capital do Império Asteca tinha ainda uma região central ocupada por templos sagrados, espaços esportivos, escolas, palácios, zoológicos e um importante mercado onde eram realizadas trocas com as demais regiões do grandioso Império Asteca.

Os conquistadores espanhóis ficaram maravilhados com a beleza e organização da cidade quando a viram pela primeira vez. Mas isso não impediu que Hernán Cortez conquistasse e destruísse a cidade em 1521, quando depois de uma aliança com os povos subjugados pelos astecas auxiliaram os espanhóis a conquistarem a capital Tenochtitlán. Cortez pôs fim ao reinado de Montezuma II, destruindo o Império Asteca.

Foi também a partir de 1521 que a cidade foi reconstruída, sendo utilizadas nessa reconstrução as antigas pedras erguidas pelos astecas. Os canais deram lugar a largas avenidas e no sítio onde ficava o templo do deus sol e da guerra Huitzilopochtli foi erguida a Catedral do México, materializando, dessa forma, a violenta imposição social e cultural europeia sobre esse não menos violento Império Asteca.

Publicado por: Tales dos Santos Pinto

Assuntos Relacionados