Afrika Korps

A Afrika Korps foi uma divisão de tanques nazista atuante no norte da África, no início da década de 1940.

À esquerda, general E. Rommel, comandante da Afrika Korps
À esquerda, general E. Rommel, comandante da Afrika Korps

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as principais potências envolvidas tinham capacidade de movimentação e ataque em vários fronts de batalha simultaneamente. Como a guerra possuía proporções intercontinentais, esses fronts estavam constantemente ativos, sobretudo durante a segunda fase da guerra, que teve início em 1941, após os japoneses atacarem a base americana de Pearl Harbor, no Pacífico. No caso específico das forças armadas nazistas, com grande indústria bélica, sobretudo capaz de produzir milhares de tanques de guerra (conhecidas como Divisão Panzer), um destacamento tornou-se notório em sua atuação no norte do continente africano. Esse destacamento chamava-se “Afrika Korps”.

O Afrika Korps foi formado em 19 de fevereiro de 1941 como resultado da criação de uma força especial para a campanha contra os aliados na África e para ajudar o exército fascista de Musssolini, já que a Itália possuía colônias na África e tinha a intenção de preservar seus interesses. Os principais inimigos do Afrika Korps, em suas operações, foram os britânicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O principal comandante do Afrika Korps foi o general Erwin Rommel, que se tornou especialista em estratégias de batalhas no deserto. Rommel chegou a conseguir várias vitórias no norte africano com sua divisão de tanques, chegando a ameaçar as bases de defesa britânicas. As principais batalhas ocorreram próximo de cidades como Trípoli, Tobruk, Benghazi e El Alamein.

O ano de 1943 foi decisivo para as tropas britânicas. O general britânico Bernard Montgomery, arquirrival de Rommel, na África, conseguiu mobilizar cerca de 195.000 homens para a batalha de El Alamein. O ataque maciço de Montogmery fez Rommel recuar e retirar-se para o Egito, conseguindo, assim, desmantelar o progresso que a Afrika Korps havia conseguido estabelecer no continente africano.

Assuntos Relacionados