Whatsapp icon Whatsapp

Domingo Sangrento e a Revolução de 1905

Domingo Sangrento foi um terrível evento ocorrido em 9 de janeiro de 1905, na cidade de São Petersburgo, Rússia. Na ocasião, milhares de pessoas que estavam nas imediações do Palácio de Inverno — residência dos czares —, determinadas a entregar em mãos de Nicolau II uma carta de reivindicações de melhorias das condições de trabalho nas fábricas da cidade, foram fuziladas pelos guardas imperiais.

A ação arbitrária contra os trabalhadores acabou por gerar uma reação em cadeia de revoltas em várias outras cidades russas, o que acabou por configurar a Revolução Russa de 1905 — encarada como um ensaio da Revolução de 1917.

Saiba mais: União Soviética – formada em 1922, após a Guerra Civil Russa

Contexto do Domindo Sangrento

Para se ter uma compreensão satisfatória da Revolução de 1905, faz-se necessário saber alguns detalhes do contexto da Rússia czarista da transição do século XIX para o século XX. Portanto, inicialmente, devemos levar em conta que o último czar, Nicolau II, era herdeiro da política do absolutismo monárquico, ainda forte na Rússia naquela época.

Essa estrutura, em meados do século XIX, gerou um grande problema para a Rússia, já que ela havia se atrasado, em relação a outras potências europeias, no processo de industrialização. Enquanto nações como Alemanha, França e Inglaterra estavam avançadas em termos industriais, a Rússia permanecia semifeudal.

Selo em homenagem à Revolução de 1905 na Rússia.[1]
Selo em homenagem à Revolução de 1905 na Rússia.[1]
  • Industrialização russa

A transição do regime semifeudal para o industrial ocorreu de forma abrupta na década de 1890, sobretudo por conta da construção da ferrovia transiberiana, que permitiu o escoamento de produtos industriais da Europa Ocidental para o Leste do continente e, consequentemente, a formação das primeiras fábricas em solo russo. A cidade de São Petersburgo, onde aconteceu o massacre do Domingo Sangrento, foi uma das que receberam tais fábricas. Dessa forma, como bem ressalta o pesquisador Luiz Enrique de Souza:

[…] O desenvolvimento industrial convertera-se, pois, numa obsessão do governo, e os homens de negócios refestelaram-se com a liberalidade de recursos que fluíam dos cofres nacionais, fosse por meio de subsídios diretos, proteção alfandegária ou de contratos para obras de infraestrutura que visavam justamente a impulsionar a atividade produtiva. Uma vez que o mercado interno encontrava-se ainda em processo de formação, coube ao Estado garantir um volume de encomendas que viabilizasse a construção de linhas férreas, assim como outros negócios que dependessem de uma maior inversão de capitas.|1|

O grande problema era que nem o czar e os aristocratas russos nem os primeiros industriais do país souberam lidar com a massa de operários, isto é, trabalhadores urbanos, que se formou em torno de cidades como São Petersburgo. O massacre do Domingo Sangrento, por exemplo, ocorreu em virtude da demissão arbitrária de quatro operários que haviam reclamado dos maus-tratos físicos empreendidos pelo capataz na fábrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reação popular e dos movimentos organizados

O Domingo Sangrento fez com que a revolta dos trabalhadores russos se espalhasse como fogo tanto no campo quanto nas cidades. Greves, motins e manifestações reuniam milhares de pessoas. Nesse meio-tempo, a oposição clandestina ao czarismo passou a atuar com as massas, buscando coordená-las.

Entre os opositores, estavam os anarquistas niilistas e os populistas narodiniques, ambos partidários da ação violenta e do terrorismo, bem como liberais, social-democratas e a esquerda revolucionária de matriz marxista, que daria no bolchevismo, tendo à frente Lenin e Trotsky.

A pressão popular, além de reivindicar melhores condições de trabalho, reformas econômicas e o fim dos privilégios da estrutura absolutista, também tinha em vista a reforma política da Rússia.

Multidão em Moscou celebrando o Manifesto de Outubro, de Nicolau II.[2]
Multidão em Moscou celebrando o Manifesto de Outubro, de Nicolau II.[2]

Nicolau II, em outubro de 1905, concordou em promover certa abertura política, permitindo a criação da Duma, isto é, um parlamento nacional. Isso foi feito a partir do chamado Manifesto de Outubro. Entretanto, com o advento da Primeira Guerra, em 1914, a nova estrutura política promovida pelo czar e a economia do império russo ruiriam, o que permitiu que fosse levada a cabo a segunda e definitiva Revolução Russa, a de 1917.

Créditos da imagem

[1] Shutterstock | Neveshkin Nikolay

[2] Shutterstock | Everett Collection

Notas

|1| SOUZA, Luiz Enrique Vieira de. A recepção alemã à Revolução Russa de 1905. Tese de Doutorado. USP, Departamento de Sociologia. 2012. p. 66.

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

Bolcheviques x Mencheviques
As diferenças entre esses dois grupos de oposição ao regime czarista russo.
Revolução Russa – A crise e a queda do czarismo
Revolução Russa, Socialismo, czarismo, queda do czarismo, processo revolucionário russo, mundo contemporâneo, Nicolau II, Lênin, Trotski, Stálin, Exército Vermelho, bolcheviques, mencheviques, guerra civil, Primeira Guerra Mundial, NEP, planos qüinqüenais.
Revolução Russa – o processo revolucionário e o Governo Lênin
Revolução Russa, Socialismo, czarismo, queda do czarismo, processo revolucionário russo, mundo contemporâneo, Nicolau II, Lênin, Trotski, Stálin, Exército Vermelho, bolcheviques, mencheviques, guerra civil, Primeira Guerra Mundial, NEP, planos qüinqüenais.
Stalinismo
Clique para conhecer mais sobre o stalinismo, regime totalitário que existiu na União Soviética entre 1927 e 1953. Veja os principais acontecimentos desse período.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Classificação de ângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de ângulos
Nessa aula veremos como é classificado um ângulo: nulo, agudo, reto, obtuso, raso e pleno (uma volta).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.