Você está aqui Mundo Educação História Geral Idade Moderna

Idade Moderna

Idade Moderna
O Palácio de Versalhes é um dos principais símbolos da monarquia absolutista que vigorou durante a Idade Moderna

A Idade Moderna é o período histórico em que as monarquias europeias constituíram-se e fortaleceram-se, expandindo seu poder para os cinco continentes do mundo. Com as grandes navegações iniciadas no século XV, as diversas partes do planeta começaram a se integrar nessa época.

O início da Idade Moderna aconteceu com a tomada da cidade de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos, em 1453, e encerrou-se com a queda da Bastilha e a Revolução Francesa, em 1789. Marcou também esse período o Renascimento Cultural, que revolucionou as artes e as ciências, através de figuras históricas, como Leonardo da Vinci e Michelangelo.

A descoberta da América e as rotas comerciais com a África e a Ásia criaram as bases de acumulação de capital necessárias ao desenvolvimento do capitalismo no período histórico posterior. Entretanto, essas mudanças econômicas ocorreram à custa da vida de milhões de seres humanos, principalmente ameríndios e africanos escravizados. No aspecto religioso, o cristianismo católico deixou de deter o monopólio religioso na Europa com o advento da Reforma Protestante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse rico período histórico está bem retratado nesta seção do site Mundo Educação, com artigos sobre os mais variados assuntos para que você possa realizar sua pesquisa e estudos.

Seções de "Idade Moderna"

Artigos de "Idade Moderna"