Whatsapp icon Whatsapp

Invasões normandas

As invasões normandas foram incursões vikings no reino dos francos e na atual Inglaterra a partir do século IX.
Pintura retratando as invasões normandas que foram realizadas na Inglaterra durante o século XI *
Pintura retratando as invasões normandas que foram realizadas na Inglaterra durante o século XI *

As invasões normandas foram realizadas por vikings no norte da Europa, na região do reino dos francos, durante o século IX até o estabelecimento de um reino normando em 911, quando Rollo recebeu uma terra ao norte da França do rei Carlos III. Até onde se sabe, a primeira incursão viking sobre território franco aconteceu em 799.

Quem eram os normandos?

Não existe praticamente nenhum registro acerca dos normandos que não seja escrito pelos cristãos, que eram vítimas dos saques nórdicos. Portanto, o que se sabe sobre as invasões normandas foi escrito por cristãos ou posteriormente por normandos cristianizados.

Os escandinavos eram chamados pelos francos de Nortmanni, sendo “nort” de norte e “manni” de homem, portanto, “homens do norte”. Os francos do século IX não faziam a diferenciação dos grupos de normandos, mas sabe-se que os normandos que assolaram o reino franco no século IX eram, em geral, dinamarqueses, portanto, vikings.

O historiador Albert D’Haenens sugeriu que, para os francos, qualquer povo estrangeiro era tachado como bárbaro |1|. Portanto, apesar da diversidade de nacionalidades existentes nas expedições normandas, a nacionalidade que se sobressaía era a dinamarquesa. Além disso, a história das navegações vikings mostra que, em geral, os suecos preferiram explorar o leste da Europa, os noruegueses preferiram as ilhas atlânticas, a Irlanda e Escócia, e os dinamarqueses optaram pelo norte do continente europeu e pela região da atual Inglaterra.

O que foram as invasões normandas?

As invasões normandas foram expedições militares realizadas pelos vikings no norte da Europa. Os locais pelos quais passavam tornavam-se alvo dos ataques e tudo que parecesse ser valioso para os normandos era saqueado. Em um primeiro momento, as invasões concentraram-se no litoral oceânico do reino franco. Posteriormente, os normandos realizaram incursões adentrando os rios da região e, por fim, passaram a se sedentarizar e instalaram acampamentos de guerra pelo reino franco.

Os registros dos contemporâneos das invasões estipularam inúmeras razões para as invasões normandas, como o ódio à Igreja Católica. Entretanto, os historiadores apontaram que as motivações dos normandos eram pura e simplesmente a obtenção de riquezas, como afirmou Albert D’Haenens:

Qualquer que fosse seu objetivo – uma abadia, uma cidade ou toda uma região –, os normandos desembarcavam para conseguir ouro e prata, ou o que podia indiretamente equivaler-lhes, escravos, gado, uma ou outra peça de butim, ou o enfeudamento de uma região costeira que tivesse um certo tráfico comercial|2|.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, a principal razão que levou os vikings dinamarqueses a realizarem incursões pelo reino dos francos era a de obter riquezas facilmente. O ataque dos normandos visava, principalmente, às abadias, pois era a construção mais atrativa e que mais agrupava riquezas. Assim, ao longo do século IX, foram realizadas inúmeros ataques normandos contra as abadias da região. Além disso, os ataques dos normandos poderiam acontecer contra cidades, como foi o caso de Paris, que foi atacada duas vezes no século IX.

Táticas das invasões

Os historiadores sugerem que os grupos que realizavam as invasões normandas possuíam, em média, de 300 a 400 homens. As armas utilizadas eram o machado, espada e o escudo. Quando atacavam cidades, os normandos utilizavam-se de armas de cerco, como o aríetes – uma arma de madeira que tinha como objetivo derrubar o portão de uma cidade. Porém, as armas de cerco dos normandos eram, em geral, ineficazes.

O grande trunfo dos normandos era realizar rápidas incursões pelo interior do reino franco, navegando pelos rios da região com seus navios. Os navios dos dinamarqueses suportavam até 50 homens e eram extremamente velozes. Assim, as incursões normandas, em geral, terminavam com uma rápida retirada estratégica pelos navios. À medida que os normandos familiarizaram-se com a região, registraram-se casos de sedentarização e formação de acampamentos.

Fim das invasões

As invasões normandas no norte da França, do modo como ocorreram a partir do começo do século IX, deixaram de acontecer a partir do século X, principalmente pelo fortalecimento das defesas francas. Registram-se casos de camponeses organizando-se para defender-se e a instalação de defesas como muralhas, paliçadas e fossos. Tempos depois, os normandos estabeleceram-se na atual Inglaterra a partir de 1066. Na atual França, os normandos fixaram-se a partir de 911.

|1| D’HAENENS. Albert. As invasões normandas: Uma catástrofe? São Paulo: Perspectiva, 1997, p. 24.
|2| Idem, p.34.

*Créditos da imagem: Jorisvo e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Bárbaros (povos germânicos)
Leia nosso artigo e entenda a origem do termo bárbaros. Conheça o caso dos germânicos, povos que foram chamados de bárbaros pelos romanos.
Império Carolíngio
A fase áurea da dominação dos francos na Europa Medieval.
Reino dos Francos
Império Romano do Ocidente, Clóvis, Igreja Católica, reis indolentes, major domus, prefeito do palácio, Batalha de Poitiers, Pepino, o Breve; Patrimônio de São Pedro, Carlos Magno, missi dominici, marqueses, duques, Tratado de Verdun, Carlos, o Calvo; Luís, o Germânico; Lotário, capetíngios, normandos, magiares e árabes.
Vikings
Saiba mais sobre os povos Vikings e a relação que eles tiveram com o mundo da cristandade ocidental durante a Idade Média.
Vikings e o contato com os cristãos
Apesar da fama de bárbaros e violentos, os vikings contribuíram na formação de algumas sociedades cristãs durante a Idade Média.
video icon
Escrito"PODCAST | Nova carteira de identidade nacional" próximo à representação da versão digital da Nova carteira de identidade nacional.
Podcasts
PODCAST | Nova carteira de identidade nacional
Ter um documento de identidade é um direito de todo cidadão e ajuda a sociedade a se organizar e ter acesso aos seus benefícios. O papiloscopista da Polícia Civil do Estado de Goiás, Antonio Maciel Aguiar conversa com o professor Guga Valente sobre a CIN, Carteira de Identidade Nacional.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.