Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. As Mulheres na História
  4. Joana D’arc e o nacionalismo francês

Joana D’arc e o nacionalismo francês

Joana D’Arc foi um dos principais mitos nacionais criados na França em toda sua longa história. Filha de camponeses, Joana D’Arc nasceu em 1412, em Dóremy, e entrou para a história da França como a heroína que garantiu o estímulo nacionalista necessário para a virada a favor dos franceses na Guerra dos Cem Anos, contra a Inglaterra.

Aos 12 anos de idade, Joana D’arc, que teve uma sólida formação católica, afirmava ter ouvido vozes de anjos e santos que a ela se apresentaram, incitando-a a libertar Orleans do domínio inglês e a auxiliar na coroação do rei Carlos VII.

O surgimento de Joana D’Arc ocorreu simultaneamente ao início de levantes populares realizados contra as tropas britânicas que estavam em território francês. Ainda segundo os relatos, Joana teria conseguido se reunir com o rei Carlos VII, convencendo ele e várias autoridades religiosas sobre sua história. Com isso, foi nomeada líder de uma tropa, que após três dias de batalha libertou a cidade de Orleans das forças militares inglesas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após a conquista da cidade de Reims, o rei Carlos VII foi legitimamente reconhecido como rei da França, sendo coroado e consagrado em 1429. No ano seguinte, Joana D’Arc auxiliou as tropas francesas no cerco de Compiègne, mas, ao ter sido presa, foi entregue aos ingleses, que a enviaram ao Tribunal da Santa Inquisição de Rouen, onde foi declarada herética e queimada viva em 1431.

Toda essa trajetória serviu para que ela se tornasse um dos grandes mitos e um dos principais mártires do nacionalismo francês. Para além da presença no panteão nacional francês, Joana D’Arc conseguiu sua reabilitação na Igreja em 1456, sendo beatificada em 1909 e canonizada em 1920, tornando-se Santa Joana D’Arc.

Estátua de Joana D’Arc, em Paris, França
Estátua de Joana D’Arc, em Paris, França
Publicado por: Tales dos Santos Pinto

Assuntos Relacionados